Topo

Legião de colorados e sina da 'lei do ex' jogam contra o Inter

Guiñazú faz parte do quarteto de ex-jogadores que voltam ao Beira-Rio com o Vasco - Dani Barcellos/Preview.com
Guiñazú faz parte do quarteto de ex-jogadores que voltam ao Beira-Rio com o Vasco Imagem: Dani Barcellos/Preview.com

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2015 06h00

O sexto jogo de Argel como técnico do Internacional será um teste e tanto. Se o Vasco tem o pior ataque do Brasileirão, com míseros oito gols marcados, possui uma legião de ex-jogadores do Colorado. E a sina de sofrer com velhos conhecidos atormenta o clube gaúcho há anos. Especialmente em partidas no Beira-Rio.

Iarley pelo Ceará, Rafael Sóbis no Fluminense e até Fernandão no São Paulo são alguns dos exemplos da ‘lei do ex’. No Vasco são quatro os candidatos a complicar a vida do Inter: Rodrigo, Guiñazú, Andrezinho e Jorge Henrique. Neste Brasileirão, Walter,Giuliano e Léo Gamalho já colocaram em ação a regra.

Rodrigo foi contratado em setembro de 2010, para disputa do Mundial de Clubes em Abu Dhabi, mas não teve a inscrição aprovada pela Fifa. Acabou atuando pelo Colorado só no ano seguinte e oscilou. Teve embolia pulmonar e deixou o clube, indo para o Vitória em 2012.

Guiñazú entra, facilmente, na lista de ex que será aplaudido no Beira-Rio. Jogador do Inter entre 2007 e 2012, o volante argentino foi capitão e ídolo da torcida. Em janeiro de 2013, alegando problemas pessoais e familiares, o gringo rescindiu com o Colorado e foi para o Libertad. No Paraguai ficou seis meses e aí voltou ao Brasil, ao Vasco.

Andrezinho também ficou longo período no Inter, mas sempre com a pecha de décimo segundo jogador. Foi decisivo em jogos da Copa do Brasil e Brasileirão de 2009, assim como na Copa Libertadores do ano seguinte. Em 2011, o meia deixou Porto Alegre e foi para o Botafogo.

Jorge Henrique fecha a lista de possíveis carrascos do Colorado. Diferente dos outros três casos, o meia-atacante deixou Porto Alegre com uma ponta de mágoa – dos dois lados. “A torcida do Internacional não me recebeu bem. Acho que pela passagem pelo Corinthians. Ganhei uma Copa do Brasil em cima deles e a torcida não soube separar. Me dei muito bem com os treinadores, procurei fazer meu trabalho. Tive poucas oportunidades por falta de paciência da torcida, mas sempre fui feliz jogando lá e espero ser novamente”, disse o jogador.

O contraveneno do Internacional para a ‘lei do ex’ está em Nilton – volante que atuou pelo Vasco até 2012. Ele faz parte da equipe base de Argel, mantida desde sua estreia diante do Cruzeiro. O jogo desta quarta-feira, às 19h30min (Brasília) será um tira-tema para os ex.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X VASCO

Data e hora: 02/09/2015 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Marcio Eustáquio Santiago (MG)

INTERNACIONAL: Muriel; William, Paulão, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado, Nilton, Alex e Eduardo Sasha; Valdívia e Vitinho
Técnico: Argel Fucks

VASCO: Jordi; Serginho, Rodrigo, Luan e Christiano; Guiñazú, Julio dos Santos, Andrezinho, Nenê e Jorge Henrique; Rafael Silva
Técnico: Jorginho