Topo

Osorio mudou vida de dois jovens do SP que podem jogar nesta quarta

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 06h00

Juan Carlos Osorio foi escolhido para ser técnico do São Paulo a partir de um estudo do departamento de futebol que buscou o treinador capaz de trabalhar sem grandes investimentos e dependente das categorias de base. Três meses após ser contratado, são dois os jogadores que deixaram Cotia de forma permanente e passaram a trabalhar com o elenco profissional: o então volante Matheus Reis, 20, e o então zagueiro Lyanco, 18. Nesta quarta-feira (2), contra o Joinville, na Arena Joinville, pelo Brasileirão, eles têm tudo para ganhar chance.

Matheus Reis já tinha sido descartado pelo São Paulo. O clube o colocou em uma lista de atletas negociáveis após o fim da participação na Copa São Paulo de 2015 e esperava emprestá-lo, uma vez que no ano que vem fará 21 anos e até aquele momento não havia sido promovido ao elenco profissional. Em maio, no entanto, o coordenador técnico e então treinador interino Milton Cruz chamou o volante e o atacante João Paulo, 18, para treinarem na Barra Funda. Matheus ficou, passou a trabalhar entre os profissionais, mas não jogou. A chegada de Osorio, porém, mudou a situação e a perspectiva do atleta.

m reis - Divulgação/Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo - Divulgação/Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo
Imagem: Divulgação/Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo

Com o técnico colombiano, Matheus Reis virou lateral esquerdo. "Eu o vejo mais como lateral, mesmo", disse Osorio ao ser perguntado há pouco mais de um mês, em conversa informal, sobre o posicionamento do jovem. Nos treinos, desde então participa não só como lateral, mas também como zagueiro - principalmente na opção do 3-4-3 - e como volante, sua função de origem. Ele ainda não jogou como titular, mas já foi a campo em cinco partidas - entrou nos últimos dois jogos no decorrer do segundo tempo, como lateral.

A situação de Lyanco não beirava o limite como a de Matheus Reis, mas causou surpresa a quem comandava o futebol de Cotia. O jovem foi contratado em janeiro, prestes a completar 18 anos, depois de deixar o Botafogo. A ideia da diretoria de base era complementar a formação do jogador para que, em dois anos, ele viesse a ser alternativa para os profissionais. Depois de breve análise, porém, Osorio viu potencial no jovem e pediu para que ele fosse integrado ao elenco profissional.

lyanco - Divulgação/Site oficial do São Paulo - Divulgação/Site oficial do São Paulo
Imagem: Divulgação/Site oficial do São Paulo

Até agora o caçula do elenco profissional participou de duas partidas. Lyanco foi opção durante o segundo tempo contra o Atlético-PR e na última partida, contra a Ponte Preta. Nas duas ocasiões o zagueiro atuou como volante. Desde antes de escalá-lo pela primeira vez, Osorio afirmou que via no jovem qualidades para jogar como primeiro volante à frente dos três zagueiros, no esquema tático que via como ideal, mas que foi impedido de colocar em prática por falta de jogadores no elenco.

Nesta quarta-feira, às 19h30, em Joinville, é praticamente certo que Lyanco faça seu primeiro jogo como titular. E, também, seu primeiro jogo como zagueiro. O São Paulo está desfalcado de Luiz Eduardo, Lucão, Luiz Eduardo e Breno por lesões, e Rodrigo Caio já se apresentou à seleção olímpica. O volante Hudson, que já treinou como zagueiro e poderia ser opção, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O mais provável é que Lyanco forme a zaga ao lado de Edson Silva.

Matheus Reis está relacionado, mas não há garantia sobre sua escalação entre os titulares. Osorio não permitiu que a imprensa assistisse às últimas sessões de treinamento nas quais definiu a equipe para o jogo, mas já deu indícios de que não gostaria de escalar Edson Silva ao lado de Reinaldo, na lateral, por temer falta de velocidade.

Além dos desfalques no sistema defensivo, o São Paulo ainda não pode contar com Carlinhos, que vem atuando como ponta direita, e Luis Fabiano. A lista de desfalques chega a dez jogadores com o atacante Alan Kardec e o goleiro Denis, que estão em fase final de recuperação após cirurgias no joelho e no ombro, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X SÃO PAULO

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 2 de setembro de 2015
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG)

JOINVILLE: Agenor; Mario Sérgio, Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Fabrício, Kadu e Edson Ratinho; Marcelinho Paraíba e Edigar Junio. Técnico: PC Gusmão.

SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno, Lyanco, Edson Silva e Reinaldo (Matheus Reis); Thiago Mendes, Wesley e Ganso; Michel Bastos, Wilder Guisao e Alexandre Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio.