Topo

Por que o Cruzeiro contratou um Mano diferente do que viu entre 2009 e 2014

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/09/2015 13h05

Quem acompanhou as últimas seis temporadas de Mano Menezes, incluindo a passagem pela seleção brasileira, assistiu a mais conquistas que tropeços, fato que lhe proporcionou 58,6% de rendimento em 186 jogos. Porém, o torcedor do Cruzeiro pode esperar um aproveitamento semelhante do comandante contratado nessa terça-feira? A princípio, sim, mas o treinador aproveitou os oito meses sem trabalhar para estudar na Europa com o intuito de aperfeiçoar o seu trabalho.

O técnico esteve na cidade de Fátima, em Portugal, a 130 quilômetros da capital Lisboa, para participar do Uefa Pro Licence, curso da entidade que rege o futebol europeu destinado para treinadores e que tem duração de 45 dias. As aulas são de segunda a sábado, entre 8h e 18h, e ocorrem desde 2002.

Treinadores como José Mourinho, conhecido pelos trabalhos em Porto, Internazionale de Milão, Chelsea e Real Madrid, Arsène Wenger, do Arsenal, e Alex Ferguson, maior nome da história do Manchester United, já participaram da qualificação que contou com a presença do novo comandante do bicampeão brasileiro.

Entre as atividades do curso que contou com a presença de Mano Menezes estão a comunicação com os jogadores, a melhor forma de gerir um grupo e as táticas utilizadas de acordo com os atletas que estão à disposição do comandante.

Contratados pelo Cruzeiro para trabalhar ao lado do novo treinador, o assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva estiveram também no Velho Continente para aperfeiçoar o trabalho. Ambos fizeram visitas a Real Madrid e Barcelona, principais clubes da Espanha, para entender os mecanismos utilizados nas comissões dos gigantes europeus. O auxiliar, inclusive, realizou um curso de inglês em Londres em três meses.

As últimas 6 temporadas de Mano Menezes:
2009: Corinthians – 71 jogos / 32 vitórias / 24 empates / 15 derrotas / 56,3% de aproveitamento
2010/12: Brasil – 33 jogos / 21 vitórias / 6 empates / 6 derrotas / 69,6% de aproveitamento
2013: Flamengo – 21 jogos / 8 vitórias / 6 empates / 7 derrotas / 47,6% de aproveitamento
2014: Corinthians – 61 jogos / 31 vitórias / 15 empates / 15 derrotas / 59% de aproveitamento
Total: 186 jogos / 92 vitórias / 51 empates / 43 derrotas / 58,6% de aproveitamento

Ficha técnica
Ponte Preta x Cruzeiro

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 2 de setembro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Emerson Luiz Sobral - PE (CBF-1)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva - PE (ASP-FIFA) e Bruno Cesar Chaves Vieira - PE (CBF-2)

Ponte Preta: Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Ferron e João Paulo; Fernando Bob e Elton; Felipe Azevedo, Bady e Biro Biro; Borges.
Técnico: Doriva.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo (Paulo André), Manoel e Pará; Willians, Charles e Henrique; Marquinhos, Gabriel Xavier e Vinicius Araújo.
Técnico: Deivid.