Topo

Apesar da média de rebaixado, Luxa deixou boas heranças no Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2015 06h00

A segunda passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Cruzeiro foi bastante negativa. Em menos de três meses, ele comandou a equipe por 19 partidas e sofreu dez derrotas. O aproveitamento abaixo do esperado (36,8%), a péssima campanha no Campeonato Brasileiro e a eliminação na Copa do Brasil foram a gota d’água para a diretoria. Entretanto, o comandante deixa algumas boas heranças para Mano Menezes, o seu sucessor.

Além dos resultados, outro aspecto negativo do período em que Luxa ocorreu nos bastidores. O treinador foi preponderante para a contratação de Isaías Tinoco para o cargo de diretor de futebol, no mês passado. Contudo, o trabalho do cartola foi reprovado e ele deixou a agremiação ao lado de seu amigo.

Por outro lado, o técnico foi importante para a chegada de reforços e a escolha de um membro da comissão técnica que agrada aos dirigentes do clube. Veja a lista abaixo:

1) Deivid

Deivid pode se tornar membro da comissão fixa do Cruzeiro - Washington Alves/LightPress - Washington Alves/LightPress
Imagem: Washington Alves/LightPress

Contratado para ser o auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo em junho deste ano, Deivid é um nome que agrada à diretoria. Bruno Vicintin, novo vice-presidente de futebol do clube, revelou que pretende mantê-lo no clube apesar da saída do comandante. O dirigente, inclusive, disse admirar o trabalho realizado pelo ex-jogador:

“Sou um admirador do Deivid, não só como ex-jogador do clube, mas pelo respeito e pelo trabalho dele. O Cruzeiro tem todo interesse que ele continue. A intenção do Cruzeiro é que o Deivid permaneça como auxiliar fixo do clube”, declarou, em entrevista à Rádio Itatiaia, na noite dessa quarta-feira.

2) Marinho

Atacante Marinho, do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O atacante chegou à Toca da Raposa II a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Contratado junto ao Ceará por R$ 1,2 milhão, conforme revelado pelo próprio clube à época, ele figurou constantemente como titular e agradou comissão e torcida. Em pouco mais de dois meses no atual bicampeão brasileiro, Marinho disputou dez compromissos, sendo sete entre os 11 iniciais e balançou a rede adversária em uma oportunidade.

3) Ariel Cabral

Ariel Cabral assina contrato de uma temporada com o Cruzeiro - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

O argentino foi procurado desde o período em que Valdir Barbosa se responsabilizava pelas contratações. Contudo, foi devido às intervenções do treinador e de Isaías Tinoco, diretor de futebol contratado graças à sua indicação, que o jogador chegou à Toca da Raposa II. Até o momento, ele teve poucos minutos para mostrar o que é capaz de realizar, mas criou grande expectativa sobre os torcedores e os próprios dirigentes.

4) Uillian Correia

Uillian Correia, novo volante do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Contratado a pedido de Vanderlei Luxemburgo, o volante nem sequer estreou pelo Cruzeiro, mas no Ceará, onde atuou pela última vez, ele é comparado a Toni Kroos, volante do Real Madrid, por conta da qualidade no passe. A expectativa da torcida é muito grande em relação ao que o atleta pode apresentar. O clube desembolsou R$ 1,5 milhão para tirá-lo do Ceará.