Topo

Atlético-MG perde três para jogo com o Vasco e STJD pode tirar mais três

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2015 06h00

“Eu vou pedir perdão para vocês da imprensa, porque até vocês vão ser prejudicados, que hoje ninguém vai falar, só eu. A mordaça do futebol já está vista. Já tem três jogadores indiciados, porque são erros atrás de erros e ninguém pode falar nada, o treinador não pode falar nada. Então, se tiver que suspender alguém, vão suspender o presidente”, assim o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, abriu seu comunicado pedindo a queda de Sérgio Côrrea, presidente da comissão de arbitragem.

Um dos julgamentos marcados para esta quinta-feira no Superior Tribuna de Justiça Desportiva (STJD) explicam a decisão do dirigente atleticano. Quatro jogadores e o diretor de futebol, Eduardo Maluf, vão ser julgados pela 5ª comissão disciplinar. Com exceção do zagueiro Leonardo Silva, expulso no jogo com a Chapecoense, os demais vão ser julgados por causa das entrevistas depois da partida. Os jogadores em questão são os volantes Rafael Carioca e Josué, além do lateral direito Marcos Rocha.

O caso mais complicado é de Rafael Carioca. Na saída do gramado o volante do Atlético não conseguiu conter a irritação com a arbitragem, com decisões que interferiram diretamente no resultado. “O que fizeram hoje aqui com a gente foi um furto. A gente jogou bem, conseguimos impor nosso ritmo, mas mais uma vez o Atlético foi prejudicado e assim segue a arbitragem”.

Por essa declaração, o camisa 5 do Atlético foi enquadrado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigo 258, inciso II e artigo 243-F) e pode até seis partidas de suspensão, além de poder pagar uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Marcos Rocha, Josué e Eduardo Maluf foram enquadrados apenas no artigo 258 do CBJD. Os jogadores podem pegar de uma a seis partidas de suspensão. Já o diretor de futebol pode ser punido entre 15 e 180 dias. O julgamento está marcado para começar a partir das 13h30.

Caso sejam punidos, as possíveis suspensões começam a contar já para o duelo com o Vasco, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O que pode ser um grande problema para Levir Culpi, que já perdeu três titulares para o jogo marcado para o sábado, às 18h30, no Maracanã. Na derrota para o Atlético-PR o lateral Marcos Rocha foi expulso, enquanto o zagueiro Jemerson e o meia Luan receberam o terceiro cartão amarelo.

Com três desfalques certos, Levir pode perder mais três jogadores. Como Marcos Rocha já está suspenso, a presença dele diante do Vasco não depende do julgamento desta tarde. Já os volantes Rafael Carioca e Josué, mais o zagueiro Leonardo Silva, que pode pegar de uma a três partidas de suspensão, pode engrossar a lista de baixas diante da equipe carioca.