Topo

Corinthians quebra jejum e repete sequência do último título brasileiro

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 12h00

O Corinthians derrotou o Fluminense por 2 a 0 em casa e chegou à marca de cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Com isso, o time alvinegro quebrou um jejum de quatro anos e repetiu uma sequência alcançada na campanha do último título brasileiro, em 2011, quando também era treinado por Tite.

Na ocasião, a série se deu no começo da competição, após uma vitória sobre o Fluminense no Pacaembu, na quarta rodada. O Corinthians, então, venceu São Paulo (5 a 0), Bahia (1 a 0), Vasco (2 a 1) e Atlético-GO (1 a 0). Agora, o time bateu Sport, Avaí, Cruzeiro e Chapecoense, além do tricolor carioca.

Na sequência de 2011, o Corinthians ampliou a marca diante de Inter (1 a 0) e Botafogo (2 a 0). A série de sete vitórias consecutivas, então, entrou para a história alvinegra no Brasileirão, pois igualou o recorde obtido pelo clube na edição de 1999, marcada também pelo título alvinegro ao fim do campeonato.

Desde que alcançou a marca de cinco triunfos seguidos há quatro anos, o Corinthians entrou em campo 166 vezes pelo Brasileirão. E quase alcançou a série atual em três oportunidades. A primeira chance ocorreu também em 2011, na reta final daquela edição da competição nacional.

Na 34ª rodada, o time venceu o Atlético-PR por 2 a 1 no Pacaembu. Depois, passou por Ceará, Atlético-MG e Figueirense. Na última partida da campeonato, arrancou um empate sem gols com o Palmeiras e deu a volta olímpica.

Em 2012, também sob o comando de Tite, a equipe venceu Vasco, Atlético-GO, Coritiba e Inter, a partir da rodada 33 — depois, empatou com o Santos. No ano seguinte, com Mano Menezes, abriu caminho para a vaga na pré-Libertadores ao bater Santos, Bahia, Goiás e Grêmio, já na reta final (a boa fase foi interrompida pelo Fluminense).

Líder da atual edição, o Corinthians tem um desafio pela frente no próximo domingo: o Palmeiras, no Allianz Parque. Depois, o time recebe o Grêmio em Itaquera. Duas vitórias farão o clube igualar os recordes de 1999 e 2011.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense em casa, o Corinthians abriu sete pontos de vantagem sobre o Atlético-MG, o segundo colocado na tabela, com 42 pontos. O Grêmio, terceiro lugar, pode chegar aos 41 pontos nesta quinta — a equipe gaúcha vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense.

Sequência de 2011

Fluminense (2 x 0)
São Paulo (5 x 0)
Bahia (1 a 0)
Vasco (2 a 1)
Atlético-GO (1 a 0)

Sequência de 2015

Sport (4 a 3)
Avaí (2 a 1)
Cruzeiro (3 a 0)
Chapecoense (3 a 1)
Fluminense (2 a 0)