Quinta-feira 03/09/2015 - 21:00

Orlando Scarpelli, Florianópolis

22ª rodada

0
Figueirense Figueirense
Pós-jogo
2
Grêmio Grêmio
  • Bobô
  • Pedro Rocha

Bobô volta a marcar no Brasil após três anos e Grêmio encosta no Galo

Do UOL, em Porto Alegre

Após 1229 dias, Bobô voltou a fazer gol em solo brasileiro. Nesta quinta-feira (03) o centroavante abriu o placar e o Grêmio venceu o Figueirense, em Florianópolis, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Pedro Rocha ampliou no segundo tempo, 2 a 0, e o time gaúcho colou no Atlético-MG, vice-líder do campeonato. A diferença entre os dois clubes é de apenas um ponto.

Egresso do Kayserispor após três temporadas na Turquia, Bobô foi vital para o triunfo do Grêmio no Orlando Scarpelli. O último gol dele no Brasil havia sido pelo Cruzeiro, na semifinal do Campeonato Mineiro de 2012, quando o América-MG venceu por 3  a 2 em Sete Lagoas. No clube da Europa, ele fez 35 gols e foi contratado justamente para suprir carência ofensiva.

A atuação do Grêmio não foi de encher os olhos, mas teve efetividade e relativa segurança. Mesmo com cinco desfalques, a equipe comandada por Roger Machado voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de ficar no empate sem gols contra Ponte Preta e Coritiba.

Com a vitória em Santa Catarina, o Grêmio chega aos 41 pontos. O Atlético-MG é segundo com um ponto a mais. O Figueirense, que acumulava três vitórias sob comando de René Simões, até teve mais posse de bola e mais finalizações, mas pagou o preço por falhas técnicas e continua com 26 pontos. 

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0 X 2 GRÊMIO

Data: 03/09/2015 (quinta-feira)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: João Vitor, Leandro Silva, Thiago Heleno (FIG); Bressan, Edinho, Pedro Rocha (GRE)
Gols: Bobô, aos seis minutos do primeiro tempo; Pedro Rocha, aos 32 minutos do segundo tempo.

FIGUEIRENSE: Alex Muralha, Leandro Silva, Thiago Heleno, Bruno Alves, Pedroso, Paulo Roberto (João Vitor), Dener, Fabinho, Rafael Bastos (Alemão), Clayton e Dudu (Marcão)
Técnico: René Simões

GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano, Maxi Rodríguez (William Schuster) e Fernandinho (Pedro Rocha); Bobô (Vitinho)
Técnico: Roger Machado

Fases do jogo

  • Primeiro tempoUm time efetivo contra outro que correu demais, tentou demais e fez de menos. O Grêmio anotou 1 a 0 cedo, com Bobô aproveitando escanteio da esquerda aos seis minutos, e se dedicou a defender, a esperar os contra-ataques. O Figueirense finalizou três vezes mais (seis chutes contra dois), mas com o pé torto não esteve próximo do empate. A atuação da equipe gaúcha não encheu os olhos no quesito técnico, mas foi satisfatória por ser certeira.
  • Segundo tempoMais aberto, o jogo teve boas chances para os dois lados. Rafael Bastos chegou a socar o gramado depois de perder grande oportunidade. Marcão chegou a driblar Tiago, mas Bressan salvou. Outra vez o Grêmio foi efetivo e ampliou com Pedro Rocha, em jogada às costas de Leandro Silva.

Para lembrar

  • Festa de títuloAntes da partida, o Figueirense recebeu a taça e celebrou oficialmente o título de campeão estadual de 2015. A vitória foi concedida pela Justiça, após imbróglio envolvendo o Joinville. Até por conta do fato, o público foi um pouco maior do que o normal no estádio Orlando Scarpelli.
  • 165Último reforço do Grêmio para temporada, Bobô marcou seu primeiro gol após 165 minutos. Em números absolutos foram cinco partidas, mas no proporcional o centroavante ex-Corinthians e Cruzeiro tinha 1,8 jogo pelo clube até fazer de cabeça em Florianópolis.
  • MiudinhaAinda no primeiro tempo, Figueirense e Grêmio fizeram suas primeiras substituições. Fernandinho sentiu dores nas costelas e deu lugar a Pedro Rocha. Dudu, mais tarde, também acusou problema e deu lugar a Marcão.

Melhores

  • Bobô, GrêmioCentroavante acertou cabeceio em boa cobrança de escanteio e mudou o jogo em Florianópolis. Ainda criou mais duas boas chances.

Piores

  • Rafael Bastos, FigueirenseAtacante teve a bola do jogo para empatar, para mudar a partida, e botou para fora.

Próximos Jogos - Figueirense

  1. Cruzeiro CRU
    Figueirense FIG
  2. Figueirense FIG
    Atlético-PR CAP
  3. Palmeiras PAL
    Figueirense FIG
  4. Figueirense FIG
    Avaí AVA
  5. Figueirense FIG
    Santos SAN

Próximos Jogos - Grêmio

  1. Grêmio GRE
    Goiás GOI
  2. Corinthians COR
    Grêmio GRE
  3. Grêmio GRE
    São Paulo SPA
  4. Atlético-PR CAP
    Grêmio GRE
  5. Fluminense FLU
    Grêmio GRE


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos