Topo

Flu derrapa e tem aproveitamento de rebaixado nos últimos 10 jogos do BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2015 06h00

A derrota do Fluminense por 2 a 0 para o Corinthians na última quarta-feira só agravou o momento ruim vivido pelo time das Laranjeiras nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo pela 22ª rodada foi o sétimo em 10 jogos pela competição, um aproveitamento de apenas 30% dos pontos.

O aproveitamento do Fluminense desde a 13ª rodada do Brasileiro é equivalente ao do 19º colocado Joinville no decorrer da competição. Nos últimos 10 jogos, inclusive, o desempenho do penúltimo lugar do campeonato é melhor do que o Tricolor, com 12 pontos contra somente 9 do time carioca. Dos integrantes da zona do rebaixamento, apenas o Vasco foi pior no mesmo período.

O Fluminense poderia ter assumido a liderança do Brasileiro caso tivesse vencido o Vasco na 14ª da competição, mas foi derrotado por 2 a 1 na ocasião. Desde então, o Tricolor que vinha de vitória sobre o Atlético-PR na rodada anterior bateu apenas Grêmio e Figueirense, ambos no Maracanã, e despencou para a sétima posição do campeonato.

A liderança, antes próxima, agora está a distantes 16 pontos, nas mãos do último algoz, o Corinthians. O G4 está a apenas três pontos, mas o Tricolor ganhou novos rivais na briga, como o Flamengo, hoje a somente um ponto de distância, na oitava posição, com 32. Por isso, o time das Laranjeiras vê uma reação no jogo contra o Rubro-negro, no domingo, como fundamental para a sequência na competição.

“Pressão existe desde o momento em que nós pisamos em clube grande. Tem de ganhar sempre. Todo jogo a gente sente muito a ansiedade do torcedor. Não estou aqui para ficar justificando, mas a dificuldade é sempre enorme. Não tem sido fácil nos últimos 40 dias, muitos problemas acumulados, mas temos de trabalhar. Jogo muito importante, um clássico que por si só já é complicado. E confronto direto por interesses na competição. Jogo muito importante”, definiu o técnico Enderson Moreira após a derrota para o Corinthians.

Comparado a momentos anteriores do Fluminense na competição, o quadro atual é ainda mais preocupante. Nos últimos 10 jogos, o Tricolor deixou o aproveitamento cair mais da metade em relação às 10 primeiras rodadas. Na série inicial, o time das Laranjeiras somou 20 pontos contra apenas 9 pontos da sequência atual.

O momento deixa Enderson Moreira pouco empolgado na luta pelo título brasileiro, mas o treinador não joga a toalha, ao menos por enquanto.

“Claro que a chance é muito pequena, como foi em algumas situações de vários clubes. Flu de 2009 conseguiu escapar do rebaixamento. Mas enquanto houver matematicamente possibilidades, temos de buscar, mas jogo a jogo. Primeiro ganhar os jogos. Não temos tido bons resultados com equipes bem montadas, estruturadas, alguns passos na nossa frente”, analisou o técnico.

“Temos dado atenção a duas competições [O Fluminense ainda disputa a Copa do Brasil]. O Corinthians só com Brasileiro. O Atlético-MG também só no Brasileiro. Estamos indo para os dois lados. Em setembro são nove jogos, o que o calendário coloca, e temos de dar conta. Jogadores reclamam na situação física, lesões, e temos de ir melhorando, ter equipe qualificada para o próximo jogo. Título a cada resultado ruim fica muito mais distante. Principalmente não tendo mais confrontos com Atlético e Corinthians”, encerrou o comandante tricolor.