Topo

Novato do Corinthians levou bronca por driblar muito e já treinou com Totti

Marciel em treino pela Roma - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marciel (de colete à esquerda) em treino pela Roma com Totti (à direita)
Imagem: Arquivo pessoal

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 06h00

A bola sobrou no pé preferido, o esquerdo, mas Marciel queria clarear a jogada. Diante do marcador, ameaçou chutar e puxou para a perna direita. Foi com ela que levantou a Arena Corinthians e abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na quarta-feira. O lance mais marcante do jogo ocorreu graças à teimosia do garoto de 20 anos.

Em treinamentos, segundo o próprio Marciel revelou, colegas de equipe pegaram em seu pé por conta da insistência em cortar a marcação. Para ele, valeu a pena impor sua personalidade. O gol surgiu aos 4min de jogo em sua estreia pelos titulares corintianos e encaminhou a vitória que estica a vantagem para sete pontos na liderança do Brasileiro. Graças aos "cortinhos".

"Sou um primeiro volante e jogo de segundo também. Gosto de sair arrancando com a bola. Gosto de dar meus cortinhos (risos). Meus companheiros não gostam, mas eu gosto. (...) Eles me xingavam por causa do cortinho. Hoje, na hora do gol, eu fui, cortei e com a perna ruim eu finalizei", contou o garoto, que não é exatamente um filho do Terrão.

Lateral esquerdo na base do Grêmio, o gaúcho Marciel foi dispensado aos 16 anos e acabou recrutado pelo ex-volante Emerson para seu clube formador, o Fragata-RS. Transformado em meio-campista, passou um período de cerca de 18 meses em observação na Roma-ITA, clube em que seu representante foi campeão italiano. Na Itália, dividiu campo de treino até com Francesco Totti, mas não ficou por questões relativas ao passaporte.

Recentemente demitido durante suas férias pelo presidente Roberto de Andrade, o superintendente técnico Marcelo Rospide foi o responsável pela chegada de Marciel ao Corinthians no ano passado. Depois de ser campeão Paulista, Brasileiro e da Copa São Paulo pelo time sub-20 em poucos meses de clube, ele foi profissionalizado e teve direitos econômicos compradospor acordo de R$ 1 milhão.

A chegada da oportunidade da última quarta-feira, entretanto, não foi tão rápida assim. Tite fez Marciel aguardar quase oito meses: até a estreia como titular, ele só havia jogado 20 minutos contra o Figueirense no primeiro turno. As reclamações dele por meio de rede social geraram brincadeiras no vestiário. "Os companheiros pegaram no meu pé um pouquinho, falando que minha mão estava tremendo para postar alguma coisa no Twitter. Me elogiaram, me abraçaram, estou feliz", confessou após o jogo.

Dentro desse período de sete meses com muitos treinos e raras partidas, Marciel chegou a voltar à equipe sub-20 durante os fins de semana. Para Tite, isso foi fundamental. No último sábado, o Corinthians goleou o Taubaté por 4 a 0 e o desempenho do garoto na partida deu confiança para que, três dias depois, fosse tomada a decisão de ele ser titular no Campeonato Brasileiro pelas baixas de Elias e Bruno Henrique. A recompensa demorou só 4 minutos a chegar.