Topo

Palmeiras falha em missão. Maior vilão é o desempenho longe de casa

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 06h00

Marcelo Oliveira sabe bem a receita para obter sucesso no Campeonato Brasileiro. Bicampeão brasileiro com o Cruzeiro nas últimas duas edições, o treinador do Palmeiras disse pouco depois de chegar ao clube paulista que era preciso conquistar 50% dos pontos fora de casa para brigar no topo da tabela.

Após 15 partidas do Brasileirão no comando do time do Palmeiras, porém, o treinador não consegue alcançar o objetivo longe do Allianz Parque. Fora de casa, a equipe alviverde, sob o comando de Marcelo, registra 29,2% de aproveitamento — bem inferior ao desempenho de 85,7% obtido na sua nova arena.

O fato, segundo o próprio treinador, é um obstáculo para que o time que luta para se manter na zona da Libertadores. Nesta quarta-feira, o Palmeiras foi derrotado pelo Goiás no Serra Dourada e acabou ultrapassado por Atlético-PR e São Paulo.

"Perdemos mais uma oportunidade de pontuar, de criar regularidade, constância de jogo e continuar no G-4. Oportunidade perdida, o sentimento é esse", disse Marcelo depois do revés em Goiânia.

A falta de regularidade pode ser observada nos últimos quatro jogos do time no Brasileirão. Na série, a equipe conseguiu vencer duas partidas em casa, contra Joinville (3 a 2) e Flamengo (4 a 2). Fora de casa, perdeu duas vezes. Além do Goiás, o Atlético-MG também superou o Palmeiras, no Independência, em Belo Horizonte.

A realidade é bem diferente do início da trajetória de Marcelo no clube. Após uma derrota na estreia, o Palmeiras alcançou uma invencibilidade de sete partidas no campeonato, com seis vitórias e um empate.

No período, a equipe disputou três jogos fora de casa e obteve duas vitórias, sobre Ponte Preta (2 a 0) e Vasco (4 a 1), além de empatar com o Sport, um dos melhores mandantes do Brasileirão.

Desde então, o Palmeiras não conseguiu mais vencer longe de São Paulo. Além de perder para Goiás e Atlético-MG, o time foi superado por Cruzeiro (2 a 1 no Mineirão) e Coritiba (2 a 1 no Couto Pereira).

Na próxima rodada, a equipe alviverde receberá o Corinthians no Allianz Parque. Depois, terá mais um desafio fora de casa: o Inter no Beira-Rio. Com 34 pontos, o Palmeiras ficou a dois do Atlético-PR, primeiro time do G-4 (o São Paulo, quinto colocado, soma 35 pontos).

Aproveitamento do Palmeiras no Brasileirão com Marcelo Oliveira

Total
15 jogos, oito vitórias, um empate e seis derrotas
Aproveitamento: 55,6%

Fora de casa
Oito jogos, duas vitórias, um empate e cinco derrotas
Aproveitamento: 29,2%

Em casa
Sete jogos, seis vitórias e uma derrota
Aproveitamento: 85,7%