Topo

Corinthians está sendo beneficiado pela arbitragem? Blogueiros avaliam

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 14h29

A arbitragem tem sido tema recorrente nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Os inúmeros erros durante as partidas fizeram com que diversos clubes deixassem os gramados irritados e reclamando de algum tipo de favorecimento para o líder Corinthians.

Por causa disso, perguntamos aos blogueiros do UOL sobre o caso e o que fazer para melhorar o nível da arbitragem no Brasil. Confira:

1 - A arbitragem está realmente favorecendo o Corinthians?

Juca Kfouri: Diria diferente: o Corinthians está tendo a sorte de ser favorecido pelas arbitragens, embora tenha sido prejudicado contra o Santos e contra o Coritiba,

PVC: Não acho. Lembremos que o Fluminense, em 2012, foi apontado como o maior beneficiado de erros de arbitragem. Na época, o UOL fez matéria citando o site Placar Real e dizendo que o Flu terminaria em terceiro lugar.

Perrone: Sim. Não há como negar a sequência de erros a favor do Corinthians. Mas não acredito em esquema. A arbitragem brasileira está numa péssima fase e erra para todos os lados. E quem estaria bancando o esquema? O Corinthians mal consegue pagar seus jogadores. A CBF de Marco Polo Del Nero ajudaria o time do rival Andrés Sanchez? Num momento em que precisa de apoio, a cúpula da confederação faria média com um clube e desagradaria 19? Cartolas e juízes se arriscariam numa armação em meio à CPI do Futebol e à investigação feita pelo FBI que resultou na prisão do Marin? Não acredito. É ruindade mesmo.

Julio Gomes: Sim. O Corinthians tem sido beneficiado em relação ao Atlético Mineiro. Desde que os dois se descolaram na briga pelo título, houve uma série de erros importantes que ajudaram o Corinthians e atrapalharam o Galo. Estou aqui dizendo que o campeonato "está comprado"? Que erros são "intencionais"? Que o momento futebolístico dos dois times é irrelevante e somente as arbitragens estão decidindo o campeonato? Não, não estou dizendo nada disso. Apenas que seguidos erros estão contribuindo para um distanciamento entre os dois na tabela.

Luciano Borges: intencionalmente, não. Mas em pelo menos seis rodadas, erros contra os perseguidores mais próximos do Corinthians acabaram causando prejuízo. Mas convenhamos, é muito difícil combinar com tantos homens do apito e das bandeiras ao mesmo tempo. Insinuações de que o presidente da comissão de arbitragem da CBF são manobra de pressão.

2 - A arbitragem está prejudicando o Brasileiro de maneira geral? Caso esteja, alguma sugestão para amenizar/solucionar o problema?

Juca Kfouri: Na quarta, o Galo foi prejudicado em dois impedimentos, mas perdeu tantos gols que ninguém poderá dizer que os faria. O pênalti aconteceu do Victor como aconteceu outro, no Nikão. O Flu sim, teve um gol mal anulado.

A solução é óbvia: auxílio de imagens para as arbitragens, como no vôlei no basquete, no tênis, futebol americano etc.

PVC: Os erros prejudicam a credibilidade do campeonato. O problema é que no Brasil a gente se acostumou a duvidar de tudo e todos, Não acreditamos nas instituições e temos motivos para isso. Então, como vamos achar que os árbitros são honestos. No domingo, na Alemanha, arbitragem foi absurda a favor do Bayern. A discussão tem outro tom lá.

Perrone: Sim. Principalmente na questão da interpretação sobre pênalti e mão na bola. Fazem uma lambança. Erros grosseiros na marcação de impedimentos também não faltam. A solução? Profissionalização dos árbitros. Não haveria desculpa para juiz acima do peso e mal preparado tecnicamente. Mas a CBF teria que gastar mais. Então, fica como está.

Julio Gomes: Como sempre. O futebol brasileiro caiu a um ponto em que os jogos e jogadores eram tão ruins quanto os árbitros. A baixa qualidade geral "ajudava" os apitadores. Agora, que o jogo está se recuperando em alguns aspectos e a tecnologia televisiva avança, eles estão mais expostos. A arbitragem do Brasil não precisa de ajustes pontuais. Precisa de uma revolução. Árbitros precisam ser profissionais exclusivos da área, dedicação integral, estudo, intercâmbio. O modo como eles são selecionados para jogos e campeonatos e crescem na carreira precisa ser transparente, em função do mérito, de erros e acertos - metodologia, não relacionamento. E, claro, é urgente a implementação da tecnologia como recurso para a tomada de decisões. O futebol precisa sair da pré-história.

Luciano Borges: Neste ano, os árbitros iniciaram o Campeonato Brasileiro sob pressão do Sérgio Correa, que veio disposto a acabar com rodinhas de atletas cercando os homens do apito. Os caras foram avisados: ou impõem ou serão suspensos. E, na medida em que Sport, Cruzeiro, Fluminense e Atlético Mineiro aumentam o coro das reclamações, eles vão errar mais. Vai trabalhar com uma pressão dessa. O jeito agora é conversar com os apitadores e bandeirinhas tentando dar calma.