Topo

Defesa forte volta a ser trunfo, e Grêmio chega a oito jogos sem derrota

Geromel é único remanescente da defesa de 2014, a menos vazada do campeonato - Divulgação/Grêmio
Geromel é único remanescente da defesa de 2014, a menos vazada do campeonato Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

04/09/2015 06h00

O grande trunfo do Grêmio no Brasileirão de 2014 está presente na atual campanha. Sem sofrer gols no returno, o time dirigido por Roger Machado colou no Atlético-MG e agora já se animar a dizer que briga pelo título. Dono da segunda melhor defesa do campeonato, o time gaúcho tem superado até os desfalques para continuar na ponta de cima da tabela.

No ano passado, o Grêmio encerrou o Campeonato Brasileiro com 24 gols sofridos. Na 22ª rodada tinha levado apenas 14. Nesta edição, o time já buscou a bola no fundo da rede 17 vezes, mas ainda assim é um dos melhores no quesito – atrás apenas do Corinthians (15).

Para deixar mais clara a importância da defesa do ano passado, com Pará, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto: das 17 vitórias obtidas pelo tricolor, 12 foram sem levar gols. Em 2015 já são sete em um universo de 12 triunfos sem ter a defesa vazada.

“Nosso time foi inteligente, a posse de bola acabou com o time deles, mas conseguimos impor o estilo de jogo que temos”, comentou o zagueiro Bressan após a vitória em cima do Figueirense, por 2 a 0. “Por vezes, na estratégia do jogo, você oferece a bola para o adversário ter a posse e não obrigatoriamente o controle do jogo. Posso ser contundente e eficiente sem a bola, quando contra-ataco”, afirmou Roger Machado.

A vitória em Florianópolis também fez o Grêmio chegar a oito jogos sem derrota – somando Brasileirão e Copa do Brasil. O último revés foi contra o Fluminense, no Maracanã, no dia 1º de agosto. Desde então ocorreram seis vitórias (incluindo o histórico Gre-Nal do 5 a 0) e dois empates.

Em 2014, mesmo com a melhor defesa, o Grêmio terminou em sétimo lugar. Desta vez o trunfo pode ajudar na briga por algo bem melhor. Diante do Goiás, no domingo, o time terá sete desfalques.