Topo

Levir quer retomar o foco no Atlético, mas esbarra em campeonato 'manchado'

Sete pontos atrás do líder, treinador quer esquecer arbitragem e focar só nas partidas - Bruno Cantini/Atlético-MG
Sete pontos atrás do líder, treinador quer esquecer arbitragem e focar só nas partidas Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2015 13h30

A ordem no Atlético-MG é uma só. Após mais um jogo envolvendo decisões polêmicas da arbitragem, a orientação para os jogadores é de evitar críticas e se resguardarem para a sequência do Brasileiro. Esta, porém, poderá ser uma tarefa tão difícil quanto retomar o foco no campeonato, cada vez mais relacionado ao desempenho dos árbitros dentro de campo.

“O maior problema nosso é tirar esse foco da arbitragem e concentrar o time no jogo. Estamos conversando, tomara que amanhã (sábado) o time tenha uma produção em campo, independente da arbitragem”, comentou o técnico Levir Culpi.

Após sete anos no Japão, Levir ainda tenta trazer para o futebol brasileiro um pouco de tudo que aprendeu quando esteve fora. Certas coisas, porém, são difíceis de mudar. Atualmente, a arbitragem toma cada vez mais conta dos noticiários do futebol. Desta forma, as incertezas surgem como um reflexo da cultura brasileira e contribuem para manchar o campeonato, segundo o próprio treinador.

 “O Campeonato Brasileiro de 2015 já está manchado pela arbitragem. Não me lembro de ter havido, nos últimos tempos, tamanha comoção em torno de arbitragem. Realmente causa desconfiança. Situações repetidas... E isso tira um pouco o foco. O trabalho é esse: colocar para os jogadores que tem que ganhar da melhor maneira possível e mais honesta que puder. Ficamos desconfiados, sim, porque vivemos num país desonesto, todos somos desonestos e deve ter havido alguma coisa. Mas temos lei e precisamos provar, como na máfia de 2005. Pegaram o cara e ele sumiu do mapa, pelo menos isso, mas acredito sim em tudo porque somos na essência um país desonesto”, acrescentou.

Para reencontrar o caminho das vitórias, interrompido no meio de semana, o Atlético tem pela frente o Vasco, às 19h30 deste sábado. Dentro de campo, Levir também terá algumas barreiras para triunfar no Rio. Somados os titulares e reservas, o treinador terá oito desfalques. Em comparação ao último jogo, Edcarlos, Pedro Botelho e Rafael Carioca serão as novidades no time que começa o jogo. De última hora, o banco de suplentes ainda perdeu a presença do goleiro Giovanni, gripado, e do lateral Mansur, com problemas musculares.

“Alguns estão na Seleção (Douglas Santos na principal, Eduardo e Carlos na Olímpica), alguns levaram cartão (Marcos Rocha, Jemerson e Luan), uma coisa esperada. Mas não vai haver mudança drástica no sistema porque temos jogadores para substituir. E nem é questão de ritmo, está tudo bem, dá para poder manter. No jogo passado ficamos com um jogador a menos perto dos 45 e mesmo no fim do jogo tivemos chance de empatar. Ainda temos consistência para administrar problemas de cartões e contusões”.