Topo

Quinteto do Corinthians já teve o Brasileirão nas mãos e deixou escapar

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 06h00

A vantagem de sete pontos alcançada pelo líder Corinthians indica favoritismo no Brasileirão. Na mesma 23ª rodada, o bicampeão Cruzeiro estabeleceu, para o vice-líder, oito pontos em 2013 e sete em 2014. Mesmo assim, no time corintiano, há cautela. Metade dos titulares sabe o que é estar próximo de levar a Série A, mas deixar a conquista escapar.

Fagner (2011), Gil e Elias (2010), Jadson (2004) e Renato Augusto (2008) vivenciaram essa experiência que ajuda o Corinthians a encarar a vantagem com naturalidade. Tite, em suas entrevistas, tem manifestado que o Brasileirão só se decide nas últimas rodadas. A história de seus jogadores confirma essa projeção.

Elias - líder a três rodadas do fim em 2010

Elias  - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Tite havia acabado de chegar e conseguiu recolocar o Corinthians nos eixos a ponto de assumir a liderança do Brasileiro na 35ª rodada. Na partida seguinte, um empate contra o Vitória colocou tudo a perder e deixou o caminho aberto para o Fluminense ser campeão. Elias, um dos jogadores mais importantes da equipe, se despediu para jogar no Atlético de Madrid.

Jadson - o piloto automático falhou

Jadson  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Levir Culpi, treinador do Atlético-PR em 2004, chegou a dizer que seu time estava no piloto automático para ser campeão. Afinal, tinha 10 rodadas na liderança, que foi perdida para o Santos a dois jogos para o título. Jadson, em sua primeira temporada importante da carreira, deixou a Arena da Baixada para atuar na Ucrânia com o vice.

Fagner - implacável perseguição

Fagner - Marcelo Sadio/Vasco - Marcelo Sadio/Vasco
Imagem: Marcelo Sadio/Vasco

Corinthians e Vasco, clube então defendido por Fagner, travaram duelo pela liderança do Brasileiro 2011 cabeça a cabeça. O melhor momento foi a rodada 31, quando os vascaínos chegaram a ter a ponta. Já na penúltima jornada, evitaram o título antecipado dos corintianos também dirigidos por Tite naquela ocasião. Mesmo assim, o Corinthians se sagraria campeão.

Gil - a carga sobre Ronaldo

Gil - Washington Alves/Reuters - Washington Alves/Reuters
Imagem: Washington Alves/Reuters

Foi ou não pênalti de Gil sobre Ronaldo? O lance mais polêmico do Brasileiro 2010, entre Corinthians e Cruzeiro, praticamente tirou os cruzeirenses da disputa pelo título que era travado entre ambos e o Fluminense, eventual campeão. Hoje zagueiro corintiano, Gil perdeu a oportunidade de celebrar a primeira conquista importante da carreira.

Renato Augusto - o protagonista do desmanche

Renato Augusto - Marcelo Sayão/EFE - Marcelo Sayão/EFE
Imagem: Marcelo Sayão/EFE

O Flamengo teve início arrebatador no Brasileiro 2008, com dez rodadas quase consecutivas na liderança. Mas, pouco a pouco, se desarticulou e perdeu terreno - primeiro para o Grêmio, depois para o campeão São Paulo. Renato Augusto, destaque daquele time, não permaneceu até o fim da campanha, mas foi justamente a saída dele para o Bayer Leverkusen-ALE um dos pontos determinantes para a queda. Perdeu a chance de, já na Alemanha, ser considerado campeão. O Fla conseguiria o título em 2009.