Topo

O sentimento parou? Vasco vê torcida distante em fase crítica do Brasileiro

A torcida do Vasco se distanciou do time nas últimas rodadas do Brasileiro - Paulo Fernandes/Vasco
A torcida do Vasco se distanciou do time nas últimas rodadas do Brasileiro Imagem: Paulo Fernandes/Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/09/2015 06h01

“O sentimento não para” foi o lema da torcida no retorno do Vasco à Série A do Campeonato Brasileiro em 2009, mas não condiz com a atual relação entre as arquibancadas e o Cruzmaltino. Em fase crítica do Brasileiro, os torcedores têm se mostrado distantes do clube, o atual lanterna. Nem mesmo os protestos pela derrota por 6 a 0 para o Internacional na última quarta atraíram muitos vascaínos.

A expectativa de público para a partida entre Vasco e Atlético-MG no Maracanã, por exemplo, não passa de modestos 7 mil torcedores no Maracanã. Foram disponibilizados apenas 20 mil ingressos para o confronto, mesmo diante da necessidade do Cruzmaltino de vencer pela 23ª rodada do Brasileiro para iniciar uma difícil reação no campeonato.

O público deve ser menor entre os registrados pelo Vasco no Maracanã neste Campeonato Brasileiro. Ainda assim, apenas o duelo com o Joinville teve bom comparecimento, com pouco mais de 35 mil torcedores. Nos confrontos com Coritiba (8 mil torcedores) e Figueirense (quase 15 mil torcedores), a presença da torcida também não foi alta.

“Você realmente pensa em se entregar, mas de jeito nenhum. É difícil, dói muito realmente, tomar de seis é como se perdesse alguém da família. A gente sabe a responsabilidade que é, o nome do Vasco, mas precisamos reagir, o mais importante é que a gente reconheça, sinta a dor realmente com os gols que nós sofremos, que a gente possa reagir naquilo que estava errado”, disse o técnico Jorginho após a derrota para o Internacional, reconhecendo a dificuldade de reação da equipe.

Até mesmo a insatisfação da torcida tem sido algo distante no Vasco. Após a derrota a goleada para o Internacional, o clube reforçou a segurança no desembarque no Rio de Janeiro, mas nenhum torcedor compareceu para protestar, algo comum em derrotas dolorosas como a da última quarta-feira, no Beira-Rio.

O Vasco é o atual lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas 13 pontos e oito gols marcados na competição. O Cruzmaltino está a 12 pontos do Goiás, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e a sete do penúltimo colocado, o Joinville.

VASCO X ATLÉTICO-MG

Data e hora: 05/09/2015, às 19h30
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Transmissão: Premiere e SporTV ()

VASCO
Jordi; B. Ferreira, Luan, Rodrigo e Christiano; Diguinho, Lucas, Julio dos Santos e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão
Técnico: Jorginho

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva, Edcarlos e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi