Topo

Histórico garante Atlético-MG na Libertadores, mas é pouco para o título

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/09/2015 06h00

Faltam 15 jogos para o Atlético-MG definir seu futuro no Campeonato Brasileiro. A começar com o duelo desta noite, às 19h30, no Estádio Independência, com o Avaí. Com 45 pontos e ocupando a segunda colocação, o time alvinegro precisa superar uma barreira para conquistar o tão sonhado Brasileirão.

Desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos e com 20 equipes, jamais a equipe atleticana superou a marca de 55% de aproveitamento nas últimas 15 rodadas. Número mais do que suficiente para garantir o Atlético na Copa Libertadores de 2016, o que seria a quarta participação consecutiva do clube.

No entanto, pode ser pouco na disputa com o Corinthians pelo troféu do Campeonato Brasileiro. Foi no ano passado, já com o técnico Levir Culpi, que o Atlético teve sua melhor reta final na competição. Foram 25 pontos conquistados em 45 possíveis, mesmo atuando com a equipe reserva em algumas partidas, em função das finais da Copa do Brasil.

Já em outras quatro oportunidades o Atlético somou 24 pontos em 45. Em 2007, 2010, 2012 e 2013 a equipe alvinegra teve aproveitamento de 53% na reta final. Também suficiente para uma vaga no torneio internacional, mas pouco para quem almeja uma conquista que não consegue desde 1971.

De acordo com o histórico recente e a pontuação atual, o Atlético terminaria o Brasileirão com 70 pontos. Nas nove edições de pontos corridos com 20 clubes já realizadas, somente em 2009 essa pontuação seria suficiente para a conquista. E é em busca dessa arrancada na reta final que o Atlético vai entrar em campo para o duelo com o Avaí.

“Temos que pensar jogo a jogo. Eles têm uma vantagem boa, de cinco pontos. Vamos fazer uma torcida boa contra eles, para que eles percam pontos. Não podemos nos esquecer do Grêmio, que está um ponto atrás. Temos que fazer nossa parte dentro de campo para ultrapassar o Corinthians”, disse o lateral Marcos Rocha, que mostra confiança na equipe na forte disputa pelo troféu.

“A gente torce para que o Corinthians tropece. Acho que se a gente assumir a liderança a gente não larga mais”.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AVAÍ

Data: 9 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Luis Teixeira Rocha (CBF-1/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Asp. Fifa/RS) e José Javel Silveira (ESP-2/RS)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Patric; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Giovanni Augusto e Dátolo; Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi.

AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Antônio Carlos, Jéci e Romário; Adriano, Pablo, Tinga e Juninho; Romulo e Léo Gamalho.
Técnico: Gilson Kleina.