• ENTRE

publicidade

Topo

'Big Brother Allianz': sistema impede vandalismo em arena do Palmeiras

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

13/09/2015 06h00

O jogo entre Palmeiras e Figueirense no Allianz Parque neste sábado (12) teve um fato inusitado: um torcedor, identificado como Haissam Rafic Almasri, arremessou um copo d'água em direção ao quarto árbitro no primeiro tempo. Encontrado, foi removido pela Polícia Militar e alvo de um boletim de ocorrência no Juizado Especial Criminal instalado no estádio.

Cometer um ato de vandalismo no Allianz é uma decisão arriscada, que dificilmente passará impune. O estádio conta com um verdadeiro "Big Brother" graças ao sistema de câmeras instalado com o objetivo de pegar os torcedores e impedir a depredação do patrimônio do clube, além de minimizar possíveis punições da Justiça Desportiva.

Continua após publicidade

A arena do Palmeiras conta com 250 câmeras espalhadas pelos vários setores - todas com alta definição e sistema de zoom - é possível focar o rosto de um torcedor. O episódio deste sábado foi apenas um caso do que deve ser uma tendência nos jogos do alviverde caso a atitude se repita.

Mesmo quando os atos acontecem, como neste sábado, a identificação do responsável pode minimizar muito as consequências para o clube mandante. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em geral, não aplica punições esportivas quando os infratores são encontrados e devidamente punidos, sendo removidos da partida.

Além disso, com a identificação, o Palmeiras tem a prerrogativa de recorrer à Justiça contra o próprio torcedor caso este causa prejuízos, como multas ou destruição de propriedades do Allianz Parque, e com isso pode ser indenizado.

Arremesso de copo d'água à parte, dentro de campo as coisas correram bem para o alviverde: embora não tenha tido grande atuação, derrotou o Figueirense e voltou a se aproximar do G-4, encerrando um jejum de quatro jogos sem vitória. Se vencer o Fluminense na quarta-feira, no Maracanã, pode voltar a figurar entre os quatro primeiros colocados.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.