Topo

Mal-estar com R10 e novo reforço reafirmam liderança de Fred no Fluminense

Líder, Fred até mesmo "comandou" Fluminense contra Coritiba - Nelson Perez/Fluminense FC
Líder, Fred até mesmo "comandou" Fluminense contra Coritiba Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/09/2015 06h00

Nem mesmo a sombra de uma estrela internacional como Ronaldinho Gaúcho abalou a liderança de Fred no elenco do Fluminense. Pelo contrário, a chegada do camisa 10 serviu apenas para que o atacante reafirmasse sua posição de principal jogador do grupo, inclusive ao confrontar indiretamente a postura do meia ex-Barcelona nas Laranjeiras. Até mesmo a contratação do lateral direito Jonathan reforça o papel de líder, já que o jogador é mais um ligado ao empresário e amigo pessoal do artilheiro, Francis Melo.

Fred foi um dos jogadores que demonstraram estar insatisfeitos com a suposta falta de dedicação de Ronaldinho. O episódio que provocou o mal-estar entre os dois foi a decisão do camisa 10 de não ficar nem no banco de reservas na partida com o Flamengo por causa de uma virose. Enquanto isso, o atacante foi vetado pelo departamento médico e ficou de fora contra a própria vontade.

Na partida seguinte, contra o Coritiba, Fred decidiu ficar no banco de reservas mesmo sem condições de jogo. A postura do atacante agradou a torcida tricolor, principalmente pela participação ativa do camisa 9, que chegou a ser comparada a de um treinador.

 

A decisão de apoiar o time do banco de reservas também foi uma clara demonstração de solidariedade ao treinador Enderson Moreira, que balança no cargo com os maus resultados. Hoje, o camisa 9 é a principal sustentação do técnico junto ao elenco após o afastamento de medalhões como Cícero e Henrique.

Em campo, no entanto, Fred não teve o mesmo desempenho positivo em seu retorno aos gramados após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda. O atacante passou em branco no duelo com o Sport em que o Fluminense saiu derrotado por 1 a 0 no último domingo (veja no vídeo acima).

“Muito tempo fora. Nós não antecipamos em nenhum momento o retorno dele. Falta a questão do ritmo, intensidade de jogo. Só com a sequência ele vai conseguiu recuperar isso”, analisou Enderson Moreira.

Mesmo com o momento ruim, Fred é o principal goleador do Fluminense na temporada sem maiores concorrentes. O camisa 9 marcou 17 gols em 31 jogos pelo Tricolor em 2015. E vai tentar ampliar esse número contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, no Maracanã.