Topo

Lateral contestado deve encerrar o ano no Atlético e com apenas dois jogos

Emerson Conceição tem contrato com o Atlético-MG até março de 2016 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Emerson Conceição tem contrato com o Atlético-MG até março de 2016 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/09/2015 06h00

Faltam algumas horas para encerrar o prazo de inscrições de jogadores na Série A do Campeonato Brasileiro. As inscrições para a Série B terminaram nessa segunda-feira. Com praticamente todas as janelas de transferências internacionais fechadas, o Atlético-MG deve terminar o ano com o lateral esquerdo Emerson Conceição no elenco.

Bastante questionado pela torcida, o jogador atuou somente duas vezes na temporada 2015, ambas no Campeonato Mineiro, contra América-MG e Tombense. Na primeira ocasião o técnico Levir Culpi usou uma equipe toda reserva, já que o clássico aconteceu entre dois jogos da Copa Libertadores. Já na segunda partida, Conceição acabou escalado por falta de opções, no triunfo por 3 a 0 sobre o Tombense.

Levir chegou a elogiar o lateral depois da partida, mas diante das inúmeras críticas da torcida, Emerson Conceição não atuou mais pelo Atlético. Já são quase seis meses sem atuar. Sem propostas de outras equipes da elite, o lateral deve seguir apenas treinando na Cidade do Galo até o final da temporada.

Contratado pelo Atlético em abril de 2014, quando o clube vivia uma crise na posição. Com as saídas de Júnior César e Richarlyson nos meses anteriores, o meia Dátolo atuou improvisado na posição em várias partidas, inclusive durante a fase de grupos da Copa Libertadores. Contratado para resolver a situação e com prestígio de conquistas no futebol francês, na época que defendeu o Lille, Emerson Conceição jamais agradou à fanática torcida atleticana.

No total foram 27 partidas e nenhum gol marcado, com 15 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Nesse período o Atlético venceu a Recopa Sul-Americana, inclusive com Emerson Conceição entre os titulares, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Apesar das vaias, especialmente nas partidas em Belo Horizonte, o lateral se mostrava tranquilo e chegou a falar sobre o assunto.

“Não me atrapalha em nada, estou tranquilo, jogador que não é acostumado com pressão não pode jogar em time grande. Vou continuar fazendo meu trabalho, estou fazendo meu possível, meu melhor”, declarou após um empate com o Grêmio, em setembro do ano passado.

E foi em 2014 que Emerson Conceição que teve o momento de maior destaque na passagem pelo Atlético. Mas não dentro de campo. Junto dos atacantes André e Jô, o lateral acabou afastado pela diretoria em novembro, após indisciplina em Curitiba. O contrato de Emerson Conceição com o Atlético vai até março de 2016. Caso nenhum clube manifeste interesse no jogador na próxima janela de transferências, a tendência é que o atleta siga treinando na Cidade do Galo até o término do contrato.

Se ninguém deve deixar o Atlético nas próximas horas, também não deve ter novidades. O clube ainda pode se reforçar com jogadores que estão sem contrato ou que atuam em divisões inferiores do futebol brasileiro. No entanto, o diretor de futebol alvinegro, Eduardo Maluf, rechaça a chegada de novos atletas. “Nós procuramos muitos jogadores, mas não achamos nenhum melhor do que os que temos aqui”, declarou e entrevista à Rádio Inconfidência.