Topo

Atlético-PR pega Grêmio no Couto, onde é dono do maior público da história

Couto Pereira já foi palco de conquistas do Atlético-PR, como o Estadual de 90 - Divulgação/Atlético-PR
Couto Pereira já foi palco de conquistas do Atlético-PR, como o Estadual de 90 Imagem: Divulgação/Atlético-PR

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

16/09/2015 06h00

Nenhum jogo de futebol da história colocou tanta gente no Couto Pereira como Atlético-PR x Flamengo, realizado no dia 15 de maio de 1983, pelo Campeonato Brasileiro. Foram 67.391 pessoas (e 65.491 pagantes) acompanhando a partida que terminou com vitória paranaense de 2 a 0 sobre Zico, Adílio e companhia. Tal palco volta a entrar na história do clube na noite desta quarta-feira, quando os comandados de Milton Mendes recebem o Grêmio pela 26ª rodada da Série A, às 21h.

O Atlético-PR não joga como mandante no Couto Pereira desde 2005. Na ocasião, o time paranaense havia sido punido pelo STJD e teve de jogar duas partidas do Brasileiro fora de casa, com os portões fechados. Primeiro, empatou com o Figueirense sem gols. Depois, repetiu o placar diante do Fortaleza. Desde então, só jogou no estádio como visitante.

O ‘culpado’ pelo Atlético-PR não jogar esta rodada em sua casa, a Arena da Baixada, é o astro inglês Rod Stewart, que faz show no estádio nesta quinta-feira. Com os clubes ‘de bem’, houve negociação e o acerto para o time rubro-negro mandar a sua partida no Couto Pereira.

Pelo aluguel, o Atlético-PR paga ao rival R$ 70 mil mais os custos operacionais para a abertura do estádio. Em troca, o Coritiba deve mandar uma de suas partidas do Brasileiro na Arena da Baixada, já que o Couto Pereira ainda será fechado este ano para uma reforma.

Independente da rivalidade que existe dentro de campo, a diretoria rubro-negra demonstra extrema satisfação em voltar a jogar no Couto Pereira, onde atuou por diversas vezes em sua história inclusive como mandante.

“O Couto Pereira sempre foi a nossa segunda casa. Mandávamos nossos jogos lá de forma harmônica. Mas com essa evolução do futebol, essa guerra que se tornou, houve o afastamento e o Atlético-PR passou a optar por outros estádios. Nunca deveríamos ter deixado de conviver de forma pacífica”, disse o presidente do Atlético-PR, Marcio Celso Petraglia, em entrevista ao UOL Esporte.

“Muito feliz de voltar a jogar no Couto Pereira, onde sempre jogamos em nossa história. E muito feliz de poder voltar a conviver de forma amistosa [com o Coritiba]”, completou.

Atlético-PR x Grêmio no Couto Pereira em Brasileiros

O Atlético-PR volta a encarar o Grêmio no Couto Pereira, em Campeonatos Brasileiros, depois de 31 anos. No total, o time rubro-negro enfrentou o clube gaúcho seis vezes no estádio, com duas vitórias para cada lado e dois empates. Os triunfos atleticanos foram registrados em 1979 (1 a 0) e 1973 (2 a 0).

- 22/04/1984: Atlético-PR 1x4 Grêmio - Couto Pereira
- 23/01/1983: Atlético-PR 0x1 Grêmio - Couto Pereira
- 25/10/1979: Atlético-PR 1x0 Grêmio - Couto Pereira
- 12/04/1978: Atlético-PR 0x0 Grêmio - Couto Pereira
- 25/11/1973: Atlético-PR 2x0 Grêmio - Belfort Duarte (Couto Pereira)
- 10/10/1973: Atlético-PR 1x1 Grêmio - Belfort Duarte (Couto Pereira)

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR  X GRÊMIO
Data e hora: 15/09/2015 (quarta-feira), às 21h (Brasília)
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Rosnei Hoffman (ambos de SC)
ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Vilches, Kadu (Wellington), Sidcley (Roberto); Otávio, Deivid, Hernani (Bruno Mota), Ewandro e Marcos Guilherme (Ytalo); Walter.
Técnico: Milton Mendes
GRÊMIO: Marcelo Grohe (Tiago); Galhardo, Bressan, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano e Douglas: Luan e Fernandinho.
Técnico: Roger Machado