Topo

Números no Brasileiro igualam meia do Atlético-MG e selecionável Lucas Lima

Nos números, meia do Atlético tem rendimento semelhante ao maestro do Santos - Bruno Cantini/Atlético-MG
Nos números, meia do Atlético tem rendimento semelhante ao maestro do Santos Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2015 06h00

Selecionável de Dunga nos últimos amistosos da Seleção Brasileira, o meia Lucas Lima é apontado como uma das grandes promessas reais no país. Camisa 20 do Santos, o jovem é o principal maestro da equipe peixeira e um dos responsáveis pela recente sequência de dez jogos invictos. Nesta quarta-feira, jogador e time receberão um adversário de peso. Melhor visitante do Brasileirão, o Atlético-MG é um dos favoritos ao título e ainda conta com um organizador tão eficiente quanto Lucas. Pelo menos naquilo que apontam os números, o desempenho de Giovanni Augusto o credencia a bater de frente com o selecionável da Vila.

Até o momento, os dois marcaram três gols no Brasileiro. Com 20 jogos disputados, o santista leva a melhor na média. Nas assistências para finalização, são 58 de Giovanni contra 56 de Lucas. O atleticano ainda supera seu oponente nos passes para gols, já que é o líder do quesito no campeonato, tendo já realizado o serviço de garçom por sete vezes, contra três de Lucas. Na hora de passar, o meia do Atlético leva a pior, com quase 35 passes bem sucedidos por partida, contra 48 do santista.

Quando o assunto é drible, raramente a dupla faz o torcedor passar raiva. Das 13 e 15 tentativas de Giovanni Augusto e Lucas Lima, respectivamente, os jogadores erraram apenas duas. Na hora de auxiliar na marcação, o desempenho também é semelhante: 36 desarmes contra 42.

Giovanni Augusto ainda supera Lucas Lima em outros dois quesitos. Nas finalizações certas, o atleticano tem mais que o dobro (13 contra 6) do santista. Nos cruzamentos certeiros, vantagem parecida: 21 a 12. Em contrapartida, o meia paulista supera e muito ao contabilizar 61 lançamentos certos contra apenas 38 do ‘mineiro’.

Outros comparativos e a média por jogo entre Giovanni Augusto e Lucas Lima, segundo os números do site Footstats:

Viradas de jogo certas: Giovanni 27 (1,7 por jogo) x 22 (1,1 por jogo) Lucas Lima

Cruzamentos errados: Giovanni 54 (2,35 por jogo) x 58 (2,9 por jogo) Lucas Lima

Passes errados: Giovanni 97 (4,22 por jogo) x 96 (4,8 por jogo) Lucas Lima

Desarmes errados: Giovanni 5 (0,22 por jogo) x 8 (0,4 por jogo) Lucas Lima