Topo

Ronaldinho vê fim de rixa no Flu com saída de Enderson e vive recomeço

Ronaldinho foi "acarinhado" por Eduardo Baptista na chegada do novo técnico - Alexandre Vidal
Ronaldinho foi "acarinhado" por Eduardo Baptista na chegada do novo técnico Imagem: Alexandre Vidal

Bernardo Gentile

Do UOL Esporte, no Rio de Janeiro

19/09/2015 06h00

Ronaldinho Gaúcho chegou ao Fluminense com status de ídolo. Foi apresentado no Maracanã antes de uma partida para milhares de torcedores.  Bastou a bola rolar para que o clima não continuasse tão animador. As atuações não corresponderam à expectativa dos torcedores e principalmente do então técnico Enderson Moreira. Ele não pensou duas vezes, deixou o camisa 10 entre os reservas e abriu uma ‘guerra’ com o craque.

A queda técnica na qual o Fluminense sofria não teve qualquer alteração na ausência de Ronaldinho. O time seguiu ladeira abaixo. Tanto que o presidente Peter Siemsen queria demitir o treinador há algumas rodadas. O vice de futebol Mário Bittencourt e Fred conseguiram convencer o mandatário de esperar mais algum tempo. A goelada para o Palmeiras em pleno Maracanã foi pesada demais e não houve mais como segurar.

A demissão de Enderson deve ter sido muito comemorada por Ronaldinho Gaúcho, que tem recomeço com a chegada de Eduardo Baptista, novo treinador da equipe. O novo comandante foi apresentado na manhã desta sexta-feira e já apresentou discurso completamente diferente de seu antecessor.

Logo em sua chegada, Eduardo Baptista disse que conta com Ronaldinho e, com todos juntos, vislumbra a possibilidade de chegar ao G4. Em seu discurso, deixou claro que esperar zerar qualquer problema de relacionamento que haja no clube e ainda elogiou bastante Fred, principal jogador do Tricolor.

“Ronaldinho tem um peso, é um jogador de extrema qualidade. Ele vai ter atenção merecida, que um jogador do quilate dele merece, mas a disputa é ali dentro. Acima de todos nós, está a instituição Fluminense. Dentro do que eu achar, ele pode jogar, pode nos ajudar. Tive uma conversa rápida com ele. Se mostrou muito solícito em ajudar. Eu vejo o Ronaldinho ainda com uma grande condição de nos ajudar. Está ganhando uma condição física para que ele possa nos ajudar. É um jogador que vamos saber lidar sem pressão alguma”, disse o treinador.

“Não consigo relacionar a vinda do Ronaldinho com a queda de rendimento. O Ronaldo não vinha de treinamento, está sem ritmo de jogo, tem se esforçado para isso, vai trabalhar para adquirir essa forma. Observamos ele na equipe, falei que ele é importante, mas em uma condição boa. Se mostrou solícito em nos ajudar e se aplicar. Vai nos ajudar de titular. Vou me esforçar para que ele possa oferecer ao Fluminense o que ele sabe, quando tiver condições. Quando tiver condições, será titular”, completou Eduardo Baptista.

E a volta ao time titular já deverá ocorrer neste sábado. Isso porque Ronaldinho já treinou no time principal na última sexta-feira e deverá estar ao lado de Fred contra a Ponte Preta, às 21h, no Moisés Lucarelli. Para o duelo, o Tricolor não conta com Wellington Silva, suspenso, e Jean, Gerson e Vinícius, lesionados.

PONTE PRETA X FLUMINENSE

Data e hora: 19/09/2015, às 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Moisés Lucarelli (em Campinas)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Transmissão: Premiere

Ponte Preta
Marcelo Lomba; Rodinei, Fábio Ferreira, Ferron e Juninho; Fernando Bob, Elton e Cristian; Felipe Azevedo, Borges e Diego Oliveira. Técnico: Doriva

Fluminense
Diego Cavalieri; Renato, Gum, Marlon e Léo; Edson, Cícero, Gustavo Scarpa e Ronaldinho Gaúcho; Marcos Junior e Fred. Técnico: Eduardo Baptista