Topo

As chances do seu time ser campeão, ir para a Libertadores ou ser rebaixado

Corinthians é a equipe com mais chance de assegurar o título brasileiro - Ricardo Nogueira/Folhapress
Corinthians é a equipe com mais chance de assegurar o título brasileiro Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

21/09/2015 17h29

Faltam 11 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Se a briga pelo título já afunilou entre Corinthians e Atlético-MG, o mesmo não pode ser dito sobre as disputas pelas vagas na Libertadores-2016 e da corrida contra o rebaixamento.

Confira abaixo as possibilidades de cada time de acordo com levantamento realizado pelo site Chance de Gol.

Título brasileiro

Após o término da 27ª rodada, o líder Corinthians aumentou ainda mais sua chance de ficar com o título do campeonato. Com 57 pontos em 27 jogos, a probabilidade de a taça ficar com o alvinegro paulista é de 84,3%.

O segundo com mais chances é o vice-líder Atlético-MG: 10,8% de chance de terminar como campeão. Terceiro colocado no Brasileirão, o Grêmio somou 48 pontos, mas com distância de nove pontos para o líder, a chance de ficar com o título é de apenas 4,2%.

Três equipes possuem menos de 1% de probabilidade de chegarem ao título do campeonato: Palmeiras, São Paulo e Santos.

Vaga na Libertadores da América

Se a briga pelo título já está praticamente encerrada, a competição por uma vaga no principal torneio de clubes da América do Sul está mais acirrada. Corinthians, com 99,9%, e Atlético-MG, com 95,4%, praticamente já carimbaram o passaporte para disputar o torneio continental, segundo o site Chance de Gol.

Assim, praticamente restam apenas duas vagas que estão sendo disputadas basicamente por seis equipes. Dessas, o Grêmio é o mais próximo de assegurar um lugar no torneio, com 89,6% de chance. O Palmeiras, atual quarto colocado com 44 pontos, tem 62% de probabilidade.

O Santos, apesar de ocupar a oitava colocação com 40 pontos, tem 25,6% de chance de ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão. O índice é melhor que o do São Paulo, atual quinto colocado com 42 pontos, que tem 17,1% de chance.

O Flamengo e o Internacional, que ocupam respectivamente a sexta e sétima colocação empatados com 41 pontos, possuem menos de 10% de chance cada de disputarem a tradicional competição continental.

Atlético-PR, Ponte Preta, Sport, Fluminense e Cruzeiro têm probabilidade inferior a 1% cada um.

Permanência na Série A

11 equipes ainda possuem chances matemáticas de caírem para a Série B. Porém, enquanto algumas equipes só constam na lista pelo percentual matemático, outras sete correm contra o tempo para somar pontos e evitar um desfecho trágico ao final da temporada.

Neste momento, a equipe com mais chance de cair para a Série B é o Vasco. Mesmo tendo deixado a lanterna na última rodada com a vitória sobre o Sport, a equipe de Eurico Miranda possui apenas 23 pontos, o que a coloca com 98,9% de chance de ser rebaixada. O Joinville está com 96,9% de chances de queda.

Na sequência, outras duas equipes catarinenses lutam para sobreviver na principal divisão de clubes do país. O Figueirense, 18ª colocado, tem 69,2%  e o Avaí, 47,9% de probabilidade de cair.

Outras três equipes estão “com a corda no pescoço”, mas ainda respiram um pouco mais aliviadas. A Chapecoense, 17ª colocada com 31 pontos, é a primeira equipe da zona da degola, mas possui 33% de chance de escapar da divisão inferior. O Goiás, que também possui 31 pontos, está uma posição acima da rival alviverde por ter saldo de gols mais positivo, mas tem 21,8% de chance de ir para a Série B. Com 33 pontos e 19,4% de possibilidade de cair, o Coritiba completa a lista de clubes ameaçados pelo rebaixamento.

Fluminense (5,2%), Cruzeiro (4%), Ponte Preta (1,4%) e Sport (1,2%) ainda podem cair, assim como Santos, Internacional e Flamengo, todos com índice inferior a 1% cada um.

Para informações mais detalhadas, veja o site Chance de Gol