Topo

"Recorde de freguesia". Vasco tenta repetir feito contra o Fla após 25 anos

Atacante Rafael Silva (19) comemora gol vascaíno na última vitória sobre o Flamengo  - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Atacante Rafael Silva (19) comemora gol vascaíno na última vitória sobre o Flamengo Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/09/2015 12h00

A temporada do Vasco não é das mais fáceis. Apesar do título carioca no primeiro semestre, o clube de São Januário luta com todas as forças para evitar o temido terceiro rebaixamento em oito anos no Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, a situação também não é boa. Em um confronto específico, no entanto, o Cruzmaltino não tem do que reclamar: os jogos contra o Flamengo.

Em seis duelos em competições oficiais em 2015, o Vasco venceu três vezes, empatou dois jogos e perdeu em apenas uma oportunidade – fase de classificação do Estadual do Rio.

O desempenho é digno das melhores temporadas do time vascaíno. E visando confirmar o bom ano diante do principal rival, o Cruzmaltino tentará mais uma vitória no próximo domingo – a quarta consecutiva – para repetir o retrospecto de quatro triunfos no mesmo ano, que não ocorre desde 1988.

“Sabemos a importância desse jogo e o quanto ele é difícil. Vivemos um bom momento. Se a vitória vier e dobrarmos a pontuação em cinco jogos, o ânimo será ainda maior. E a combinação de resultados ainda pode nos aproximar muito dos times fora da zona de rebaixamento”, comentou o técnico Jorginho.

Além de 1988, o Vasco só conseguiu tal marca de quatro vitórias no mesmo ano em 1975. Do lado rubro-negro, o desempenho só ocorreu em 1991, quando o Flamengo venceu o rival em três partidas do Estadual e uma da Copa Rio.

Ainda que alcance a marca histórica, o Vasco continuará em situação delicada no Brasileiro e ainda precisará de um milagre para escapar da queda. Com três pontos no próximo final de semana, o clube de São Januário irá a 26 – cinco a menos que o atual 16º colocado na tabela e primeiro time fora da zona da degola.