Topo

Zagueiro improvisado por Tite conta por que sofreu para jogar como lateral

Yago disputa bola durante Figueirense x Corinthians: titular na lateral esquerda - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Yago disputa bola durante Figueirense x Corinthians: titular na lateral esquerda Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 16h43

O zagueiro Yago tinha poucas esperanças de ter sequência pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro, mas a oportunidade surgiu na hora e da forma que ele menos poderia esperar. Titular na lateral esquerda em vitórias sobre o Santos, há oito dias, e sobre o Figueirense, no último domingo, já pode dizer que deu contribuição direta na campanha.

Um dia depois de vencer em Florianópolis, em meio a alguns cochilos no dia de folga, Yago explicou a sensação ao UOL Esporte. "Encarei como talvez a única oportunidade de jogar que teria. Na minha posição, os caras (Felipe e Gil) não dão brecha. Estão super bem, levam poucos cartões e o Edu (Dracena) está na minha frente. Talvez foi a oportunidade que Deus me deu de jogar, porque até o final do campeonato eu não teria", diz.

Se no miolo de defesa tem sido atuar - só fez uma partida nessa função durante o Brasileiro, Yago conseguiu espaço por uma sucessão de problemas na lateral esquerda. Uendel e o reserva Guilherme Arana se lesionaram e, além disso, o destro Edílson também recebeu o terceiro cartão.

Impecável na marcação a Gabriel diante do Santos, o lateral improvisado mais uma vez cumpriu com todas suas funções defensivas na última vitória. Diante do Figueirense, teve o perigoso atacante Clayton em seu setor. Ele admite que até se surpreendeu.

"Estou encarando com tranquilidade, mas achei que seria pior. Achei que seria mais difícil, mas tem sido bom", conta o jovem de 22 anos, que se impôs. "No Brasileirão são jogos de nível muito elevado, de pressão muito grande. Tem que ter personalidade".

Sincero, Yago explica a maior dificuldade da posição. Acostumado a ser zagueiro, ele explica que a distância percorrida pelos laterais ao longo de 90 minutos é muito superior. "Com o campo pesado ontem (por conta de muita chuva), não deu para ir muito ao ataque. Eu cansei".

Apesar de ser um zagueiro destro e de não avançar tanto, Yago também tem dado sua contribuição além da marcação. Com 85 passes certos, segundo o Footstats, foi o líder de todo o time do Corinthians no fundamento nas últimas duas vitórias. Uma orientação de Tite, segundo ele, pode ter contribuído: na lateral esquerda, sempre que possível deve dominar a bola com o pé canhoto. Assim, as oportunidades de passe serão maiores no setor. 

É possível que o acaso continue sorrindo para Yago, já que Uendel tem chances remotas de atuar no próximo fim de semana, contra a Ponte Preta. Ele irá disputar posição com o jovem Guilherme Arana, cujo retorno à equipe é esperado para o jogo em Campinas.