Topo

Rendimento contra ameaçados pesa e ilustra desvantagem atleticana na tabela

No primeiro turno, Atlético venceu o Coritiba por 2 a 0. Confronto deste sábado será no Couto - Bruno Cantini/Atlético
No primeiro turno, Atlético venceu o Coritiba por 2 a 0. Confronto deste sábado será no Couto Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

01/10/2015 06h00

No último domingo, ao empatar fora de casa contra o Joinville, o Atlético perdeu o único quesito em que era líder no Brasileirão. Com a vitória do Corinthians diante do Figueirense, a equipe mineira deixou de ser o melhor visitante da competição e viu a diferença para o líder aumentar para sete pontos. Não bastasse a igualdade amarga já no final do jogo, os gols sofridos no sul também expuseram outro problema atleticano. O rendimento contra os clubes ameaçados não é o suficiente e o time acaba deixando para trás pontos preciosos quando encara adversários da degola. Alerta mais que ligado, já que o adversário da vez é o Coritiba.

Na atual zona de rebaixamento do Brasileiro, composto por Chapecoense, Figueirense, Vasco e Joinville, o Atlético deixou escapar cinco dos 18 pontos já disputados. Em contrapartida, o Corinthians teve nada menos que 100% nos 21 pontos contra as mesmas equipes.

“Isso está fazendo a diferença na tabela. Temos que voltar a ter mais regularidade. No segundo turno, a gente tem oscilado mais do que no primeiro. Então, temos mais dez jogos para crescer novamente e lutar até o fim pelo título”, comenta o goleiro Victor.

Além dos quatro últimos colocados, outros três times poderão terminar a rodada na zona do rebaixamento, dependendo da combinação de resultados. Se analisados os sete últimos clubes que lutam contra a degola, o Atlético também contabiliza um aproveitamento inferior ao concorrente paulista. Enquanto o time mineiro fez 23 pontos, o rival tem 26 nos mesmos dez jogos já realizados. Desta forma, o que poderia servir de fator motivacional, ao jogar contra uma equipe de baixo da tabela, acaba virando uma pressão pelo resultado positivo.

“Depois do jogo de domingo, não temos mais margem de erro. Não podemos deixar escapar mais pontos para alcançar o Corinthians. Temos que ganhar contra um time que vinha conseguindo bons resultados, mas perdeu na última rodada. Agora temos que aproveitar esse tropeço e vencer em Curitiba”, falou o atacante Lucas Pratto, referindo-se à partida contra o Coxa, neste sábado.

Além do Coritiba, o Atlético ainda vai pegar três ameaçados pelo rebaixamento: Figueirense, Goiás e a Chapecoense.  Na reta final, a equipe também vai encarar outros quatro clássicos tradicionais do futebol brasileiro contra Internacional, São Paulo, Grêmio e o confronto direto contra o Corinthians.