Topo

Mano queixa-se de expulsões e dá receita para fim dos vermelhos no Cruzeiro

Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, dá receita para a equipe reduzir o número de cartões - Fred Magno/Light Press/Cruzeiro
Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, dá receita para a equipe reduzir o número de cartões Imagem: Fred Magno/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/10/2015 06h00

O Cruzeiro tem enfrentado um problema recorrente em seus compromissos mais recentes. Nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro, o time terminou com um jogador a menos em três deles. Em todos os compromissos, a equipe sofreu por conta da indisciplina de seus atletas, o que tem incomodado o técnico Mano Menezes, embora o atual bicampeão brasileiro tenha obtido bons resultados nesta situação.

“Fizemos três jogos dessa maneira e não quero fazer o quarto, já disse a eles. Jogar com um a menos exige doação e sacrifício, ainda bem que o próximo jogo é somente no domingo, senão pagaríamos um preço grande, como pagamos no segundo tempo com o Vasco por causa da expulsão do clássico, então temos que ter este cuidado para não sofrermos isso novamente”, queixou-se o treinador do Cruzeiro.

Sobre a melhor maneira de reduzir o número de expulsões nos jogos de sua equipe, o comandante passa uma receita simples: organização tática. Ele crê que apenas assim será possível diminuir os cartões.

“As minhas equipes primam pela organização tática. Acho que o futebol de hoje exige isso. Uma equipe organizada favorece o talento individual dos jogadores. Meu perfil é esse, minha filosofia de trabalho é essa e o Cruzeiro sob o meu comando vai ser assim para que os jogadores possam colocar a sua criação na equipe. O jogador recebe uma função do técnico. O que ele puder acrescentar depois disso é mérito dele”, acrescentou.

A primeira vez que os mineiros tiveram que jogar em inferioridade numérica foi no empate com o Atlético-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. Na ocasião, o lateral esquerdo Eugenio Mena foi o expulso quando o placar marcava 1 a 0 para o time celeste. Mesmo com a saída do chileno, o mandante teve boas chances de balançar a rede e segurou o resultado até os 43 minutos da etapa complementar, quando o atacante Carlos igualou o marcador.

Duas rodadas mais tarde – 27ª –, Willians recebeu o cartão vermelho no momento em que o Cruzeiro aplicava 2 a 0 sobre a Chapecoense em plena Arena Condá. Como a partida já estava decidida, o atual vencedor do principal torneio nacional não encontrou problemas para assegurar o triunfo.

No resultado positivo sobre o Coritiba, pouco tempo depois de Ceará abrir o placar, o zagueiro Paulo André cometeu falta em Guilherme Parede e recebeu o cartão vermelho imediatamente. Mesmo com a inferioridade numérica, o Cruzeiro foi à frente e balançou a rede com facilidade, com o atacante Willian, abrindo 2 a 0 no compromisso válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Neste domingo, o Cruzeiro recebe o Grêmio, pela 29ª rodada do Brasileirão. A comissão técnica espera que no jogo, marcado para o Mineirão, o clube não enfrente problemas referentes a expulsões.