Topo

Melhor defesa é o ataque. Atlético-MG vira escola de zagueiros artilheiros

Virou comum ver comemoração de gol dos zagueiros do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético MG
Virou comum ver comemoração de gol dos zagueiros do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/10/2015 06h00

O gol mais importante da história do Atlético-MG, ou um dos mais importantes, foi do zagueiro Leonardo Silva, contra o Olímpia, na final da Libertadores de 2013. E como esquecer o gol de Réver contra o Tijuana, do México, também naquela Libertadores, ou o de Edcarlos contra o Corinthians, pela Copa do Brasil do ano passado? Desde janeiro de 2011 o torcedor atleticano tem se acostumado com muitos gols dos defensores, não só nos momentos de aperto.

Se Leonardo Silva, Réver e Edcarlos fizeram gols que valeram classificações históricas e até mesmo um título continental, os defensores alvinegros são responsáveis por mais de 10% dos gols da equipe nas últimas cinco temporadas. O capitão do time é o maior exemplo. Leonardo Silva se tornou o zagueiro com mais gols na história do clube neste Brasileirão, ao atingir a marca de 23 tentos, superando o antigo parceiro de defesa. Réver deixou a Cidade do Galo em janeiro, com 22 gols em 177 jogos.

Entre janeiro de 2011 e setembro de 2015 o Atlético-MG marcou 539 gols, sendo que 62 foram dos zagueiros da equipe, o que equivale a 11,5% do total. Com 23 gols Leonardo Silva encabeça a lista dos defensores artilheiros, mas outros oito jogadores da posição fizeram gols pelo Atlético nesse período.

“Sou um cara feliz aqui no Atlético porque peguei zagueiros ótimos aqui. Fazia muito tempo que não pegava uma sequência tão boa de zagueiros dessa maneira. Me lembro que quando cheguei (abril de 2014) era o Otamendi, que hoje é primeiro plano no futebol mundial, o Réver, o Léo e aí surge o Jemerson. Nós temos ainda o Ed e o Tiago, que são ótimos zagueiros. Ainda tem o menino que está subindo, o Jesiel, que é promissor. É uma sequência que não peguei em outros lugares. É uma coincidência muito legal para mim”, ressalta o técnico Levir Culpi.

Se o experiente Leonardo Silva é o zagueiro com mais gols pelo clube, o jovem Jemerson começa a trilhar o mesmo caminho. São oito gols em 98 partidas pelo time principal. Nesta temporada, por exemplo, ele é o defensor que mais anotou gols pelo Atlético. São seis contra cinco do parceiro de zaga Leonardo Silva.

Gols dos zagueiros do Atlético desde janeiro de 2011:

Temporada 2011
103 gols no total e 12 de zagueiros - Leonardo Silva (6), Réver (5) e Werley (1)

Temporada 2012
106 gols no total e 15 de zagueiros - Réver (7), Leonardo Silva (6) e Rafael Marques (2)

Temporada 2013
127 gols no total e 11 de zagueiros - Réver (7), Leonardo Silva (3) e Gilberto Silva (1)

Temporada 2014
116 gols no total e 12 de zagueiros - Edcarlos (3), Leonardo Silva (3), Jemerson (2), Tiago (2), Otamendi (1) e Réver (1)

Temporada 2015
87 gols no total e 12 de zagueiros* - Jemerson (6), Leonardo Silva (5), Edcarlos (1)

*Números até setembro