Topo

Damião ou J. Baptista? Entenda dúvida de Mano para decidir quem pega Grêmio

Do UOL, em Belo Horizonte

03/10/2015 06h00

Duas estrelas disputam a titularidade do Cruzeiro para o jogo diante do Grêmio, neste domingo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes deixou claro em sua entrevista coletiva: Leandro Damião e Júlio Baptista concorrem à vaga deixada por Alisson, que sofreu uma lesão no joelho direito e teve que ser submetido a uma artroscopia. A decisão ainda não foi tomada pela comissão técnica e será conhecida neste sábado.

O motivo da dúvida é simples. Desde que a comissão adotou a formação com Willian desempenhando a função de falso 9, o time coleciona bons resultados e o atacante não parou de balançar as redes adversárias. A entrada de Damião alteraria a formação. Caso Júlio seja o escolhido, haverá a manutenção do esquema tático.

“Damião vem fazendo trabalhos normais, mas tem características diferentes do Alisson, o que inverteria o papel de Willian. Fizemos a alteração em cima disso. As decisões que precisamos tomar implicam exatamente neste setor da equipe. Ou coloca o Damião como homem central ou mantém o Willian e coloca outro meia”, declarou.

O ponto negativo dos prováveis substitutos é a ausência de ritmo de jogo. Após oito longos meses se recuperando de uma lesão no joelho direito, Júlio retornou aos gramados no domingo, no triunfo sobre o Coritiba, pela 28ª rodada do Brasileiro, no Mineirão. O antigo camisa 10 não comprometeu no período em que esteve em campo.

Leandro Damião, por sua vez, não atua desde o início do mês passado. A última aparição do camisa 9 foi no confronto com a Ponte Preta. Naquela ocasião, Deivid foi o responsável por comandar a equipe. Desde então, ele perdeu espaço com Mano Menezes e, posteriormente, sofreu um problema no tornozelo.

A torcida pode até especular, mas a definição ficará conhecida apenas na manhã deste sábado, quando haverá um treinamento na Toca da Raposa II.