Topo

Preparação do Fla para jogo às 11h tem tapioca e higiene do sono

Oswaldo de Oliveira trabalhou intensamente o elenco para o jogo na manhã de domingo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Oswaldo de Oliveira trabalhou intensamente o elenco para o jogo na manhã de domingo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2015 06h00

O Flamengo se preparou de forma especial para enfrentar o Joinville, domingo (4), às 11h, no Maracanã. Será o segundo compromisso do time no horário pelo Campeonato Brasileiro, mas o primeiro após uma semana livre de treinamentos. A logística foi traçada pela comissão técnica, fisiologistas e nutricionistas. Um cardápio equilibrado e a preocupação com o sono foram alguns dos principais pontos na estratégia.

O elenco treinou dois dias em tempo integral e fez o restante das atividades na parte da manhã. Tudo para acostumar os jogadores ao horário e dar o tempo de descanso necessário. Inclusive, o repouso dos atletas está entre as principais preocupações da comissão técnica.

O elenco foi orientado nos últimos dias a reduzir a utilização de celulares e tablets no período noturno. O objetivo é garantir um sono de qualidade e a recuperação física antes do importante compromisso pelo Brasileirão.

“É fundamental não ter excesso de cafeína e gordura antes de dormir. Vamos jantar mais cedo no sábado para que todos acordem dispostos. Evitar tablets, celulares e tudo o que possa atrair atenção. É um trabalho para induzir o sono. Fizemos isso ao longo da semana e repetiremos na véspera do jogo. É para a higiene do sono dos jogadores”, explicou o nutricionista Léo Acro.

A programação de domingo está definida e os relacionados farão um lanche especial às 7h45. Na sequência, preleção com o técnico Oswaldo de Oliveira e ida ao Maracanã para enfrentar o Joinville. No cardápio, tapioca e até batata doce.

“Algumas modalidades esportivas são realizadas pela manhã. A diferença é que o atleta de futebol não está acostumado ao horário. Faremos uma refeição pouco mais de três horas antes do jogo. Elaboramos um cardápio com pão integral, queijo minas, batata doce, tapioca... São carboidratos necessários para os dois tempos de partida. Os jogadores ainda podem consumir frutas e água de coco uma hora antes do compromisso. A hidratação será fundamental”, concluiu Acro.