Topo

Vasco encara Avaí com time descansado e com médicos 'de folga'

Jogadores do Vasco estão bem preparados fisicamente para a reta final do Brasileiro - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Jogadores do Vasco estão bem preparados fisicamente para a reta final do Brasileiro Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2015 17h00

Um dos grandes aliados do Vasco para os decisivos últimos dez jogos da equipe no Campeonato Brasileiro pode ser a preparação física. Com suporte do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres), o elenco chega para a reta final sem nenhum jogador no departamento médico e com praticamente todos a disposição do técnico Jorginho.

Com a estratégia de poupar os titulares do compromisso da última quarta-feira pela Copa do Brasil contra o São Paulo, o time chega para enfrentar o Avaí neste domingo, às 11h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), "descansado".

A vantagem física do Vasco tem sobressaído nos jogos mais recentes, quando as equipes já têm dado sinais de cansaço fruto da maratona de jogos da temporada. Na última rodada, contra o Flamengo, por exemplo, o Cruzmaltino subiu de produção no segundo tempo, quando obteve a virada por 2 a 1, e viu o adversário deixar o campo com lesionados.

Último a se recuperar, o volante Diguinho voltou a treinar com os companheiros na última quinta-feira e está liberado, mas ainda fará, em paralelo a jogos e treinos, um tratamento de um problema crônico na região lombar que possui há algumas temporadas. O trabalho deverá ser feito até o fim de 2015.

O atacante Eder Luis, outro que também não tem aparecido nas partidas, está aprimorando a parte física já que ficou quase dois anos parado fruto de uma grave lesão no joelho direito que quase o fez encerrar a carreira.

Com uma bolada de Michel Bastos na coxa direita no jogo de ida contra o São Paulo, o goleiro Martín Silva ainda sente algumas dores para chutar. Por conta disso, tem evitado cobrar tiros de meta, deixando a responsabilidade para os zagueiros. Como foi poupado diante do Tricolor paulista no Maracanã, a tendência é a de que já apresente uma melhora diante dos catarinenses.?

Para o jogo deste domingo , o técnico Jorginho ainda ganhou dois "reforços" com a absolvição do meia Julio dos Santos e o efeito suspensivo do atacante Rafael Silva vindos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"O Julio, dentro dessa nova forma de jogar, tem realmente se encaixado muito bem. É um jogador muito técnico, inteligente, pela sua altura ajuda muito na bola parada e consegue se colocar muito bem dentro do campo. O Rafael é jovem, de muita força, um dos poucos de velocidade que temos para possibilidades dentro do jogo. Fica feliz com esse efeito suspensivo", declarou o treinador.

AVAÍ X VASCO
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Data e hora: 4/10/15, às 11h (Brasília)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e José Javel Silveira (RS)

Avaí
Vagner; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Jubal e Romário; Renan, Eduardo Neto e Marquinhos; Everton Silva, Anderson Lopes e Léo Gamalho
Técnico: Gilson Kleina

Vasco
Martín Silva, Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e Julio Cesar; Serginho, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão
Técnico: Jorginho