Topo

Antes de ser técnico profissional, Mano fez bicos como radialista

Antes de treinar equipes profissionais, Mano participou de dois bicos nas rádios gaúchas - Pedro Vilela/LightPress
Antes de treinar equipes profissionais, Mano participou de dois bicos nas rádios gaúchas Imagem: Pedro Vilela/LightPress

Do UOL, em Belo Horizonte

04/10/2015 06h00

Nas ocasiões em que vai aos microfones para sua coletiva de imprensa na Toca da Raposa, Mano Menezes chama a atenção também pela seriedade e sinceridade com que conduz seus comentários. Quando questionado, o treinador não costuma utilizar dos tradicionais clichês do futebol para esconder ou minimizar algum assunto ao torcedor. Mas o que poucos cruzeirenses devem saber é que o professor já expôs seus pensamentos e análises nas ondas do rádio.

“Fiz um bico, tive duas participações em 1992, nem lembrava mais a data. Tiveram a competência de encontrar os arquivos, pude rever essa passagem especial. Mas não é a minha praia não”, comentou o treinador. Como atleta, Mano não atou por nenhum clube profissional, somente no futebol amador. Começou atacante, recuou para meia, virou volante e terminou sua passagem com a bola nos pés atuando de zagueiro.

Formado em Educação Física, Mano Menezes iniciou sua carreira como treinador justamente neste período em que atacou de radialista, no início dos anos 90. Após passagens pelas categorias de base de times gaúchos, o treinador teve seu primeiro contato com o Cruzeiro, participando de um estágio no clube mineiro, em 1997. Depois disso, iniciou a carreira nos profissionais do Guarani-RS e ganhou destaque no XV de Novembro e no Caxias, onde chamou a atenção do Grêmio e se consolidou como um dos maiores técnicos da atualidade.

Neste domingo, Mano Menezes fará seu sétimo jogo com o Cruzeiro, sendo o primeiro após completar um mês no comando da equipe. Neste pouco tempo em que esteve em Minas Gerais, o treinador vem agradando. Nenhuma mudança tática ocorreu até o momento time, mas a principal modificação na equipe foi comportamental. Em seis jogos, o clube venceu três, empatou dois e só foi derrotado em uma só vez. No Mineirão, o adversário da vez será ninguém menos que o Grêmio, ex-equipe do treinador, terceira colocada e postulante ao título brasileiro deste ano.

CRUZEIRO x GRÊMIO

Motivo: 29ª rodada, Brasileirão 2015
Data/hora: 4/10/2015, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

CRUZEIRO: Fábio; Fabiano, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral; Willian, Leandro Damião (Júlio Baptista) e Allano. Técnico: Mano Menezes.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas e Luan; Pedro Rocha. Técnico: Roger.