Topo

Santos quer Libertadores por caminho que não faz há 8 anos. E começa hoje

Santos pode entrar no G4 caso vença o Fluminense e o Palmeiras tropece na rodada - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Santos pode entrar no G4 caso vença o Fluminense e o Palmeiras tropece na rodada Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

04/10/2015 06h00

A partida deste domingo entre Santos e Fluminense, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode servir para aproximar ainda mais a equipe do técnico Dorival Júnior de um sonho que parecia impossível no segundo semestre: chegar a próxima Copa Libertadores da América.

Mais do que isso, o Santos quer voltar a disputar o principal torneio sul-americano por um caminho que não faz há oito anos, utilizando o próprio Brasileiro.

A última vez em que se classificou por meio da competição nacional aconteceu em 2007, quando terminou como vice-campeão, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Desde então, somou fracassos e até lutas contra o rebaixamento.

A melhor campanha desde então aconteceu em 2013, com um sétimo lugar de Claudinei Oliveira, mas ainda muito distante da chance criada pela reação espetacular desde que Dorival assumiu.

O Santos, com 43 pontos, está somente a dois do Palmeiras, quinto colocado com 45, e a três do São Paulo, que venceu o Atlético-PR e foi a 46, último entre os quatro que asseguram vaga. Para se aproximar do objetivo já nesta rodada, o clube alvinegro precisa torcer por uma derrota do time alviverde em Chapecó e cumprir a sua missão como mandante. Se isso ocorrer, a equipe santista fica com a quarta colocação, pois empataria no número de vitórias com o São Paulo e já vence no saldo de gols - 12 contra 6. 

"É o objetivo do grupo. Primeiro temos de fazer a nossa parte, depois pensar nos outros", disse o zagueiro David Braz, que completará 100 jogos no confronto. "Estamos em um momento muito bom, na briga para colocar o Santos na Libertadores. Estão respeitando a gente, mas precisamos continuar, pois no futebol só somos respeitados se conquistamos alguma coisa. Se não conquistarmos, essa temporada não valeu de nada", acrescentou.

Um empate palmeirense dificultaria já que, pelos critérios de desempate, o rival teria o mesmo número de vitórias, mas maior saldo de gols, segundo critério utilizado. A tarefa de vencer na Vila parece mais viável já que com Dorival a equipe tem 100% de aproveitamento em jogos no estádio: 12 vitórias.

Para a partida, o treinador pode contar com o retorno de sua principal estrela: o meio-campista Lucas Lima, que teve sua recuperação “acelerada” de um estiramento na região posterior da coxa direita, sofrida diante do Internacional, no último domingo.

Em contrapartida, o lateral direito Victor Ferraz, com problemas na coluna, fica de fora mais uma vez. Se não bastasse, Zeca sofreu estiramento na coxa direita e desfalcará o time por duas semanas. Daniel Guedes e Caju são os mais cotados para iniciarem o jogo. 

Se falhar nas próximas dez rodadas, o Santos ainda pode recorrer a Copa do Brasil, onde Dorival e seus comandados sabem que a situação é mais difícil já que enfrentarão outro rival, o São Paulo, na semifinal, além da possibilidade de ter o próprio Palmeiras em uma eventual decisão.

Relembre as últimas campanhas do Santos no Campeonato Brasileiro:

2007: 2º lugar, com 62 pontos

2008: 15º lugar, com 45 pontos

2009: 12º lugar, com 49 pontos

2010: 8º lugar, com 56 pontos

2011: 10º lugar, com 53 pontos

2012: 8º lugar, com 53 pontos

2013: 7º lugar, com 57 pontos

2014: 9º lugar, com 53 pontos

FICHA TÉCNICA - SANTOS X FLUMINENSE
 
Data e horário: 4 de outubro de 2015, às 16h (de Brasília)
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC-FIFA)
Auxiliares: Helton Nunes e Thiago Americano Labes (ambos de SC)
 
SANTOS: Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique, Caju (Chiquinho); Thiago Maia, Renato, Lucas Lima (Rafael Longuine ou Neto Berola), Marquinhos Gabriel, Gabriel Barbosa; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.
 
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Higor Leite, Gum, Marlon e Victor Oliveira; Pierre, Jean, Gerson; Marcos Junior, Osvaldo e Wellington Paulista
Técnico: Eduardo Baptista.