Topo

Ataques e defesas contribuem, e Brasileirão acaba com seca de quatro anos

Paulo Matuck

Colaboração para o UOL Esporte

05/10/2015 11h45

A boa pontaria dos atacantes aliada às falhas defensivas fizeram com que o Brasileirão 2015 conseguisse no final de semana atingir uma marca que não obtinha há quatro anos. Por três rodadas consecutivas a competição teve média igual ou superior a três gols por partida.

A rodada 29 teve a rede balançando em 30 oportunidades. Média exata de três tentos por partida. O jogo que mais colaborou para que se chegasse a esse número foi a goleada da Chapecoense em cima do Palmeiras, por 5 a 1. O embate fechou a programação na noite de domingo.

A partida entre Goiás e Figueirense, no Serra Dourada, um pouco antes, participou da subida da média com cinco tentos. E contou com um gol contra de Leandro Silva, da equipe catarinense. O Coritiba, na derrota para o Atlético-MG, por 3 a 0, no sábado, também mandou contra sua própria rede.

Na Vila Belmiro, o Santos fez 3 a 1 no Fluminense e teve a ajuda do goleiro Diego Cavalieri, que se atrapalhou na hora de reposição ao receber uma bola recuada pelo zagueiro Marlon. Chutou em cima de Lucas Lima e acabou ajudando a aumentar a média de gols da rodada.

Ponte Preta e Corinthians, no empate por 2 a 2 em Campinas, também deram sua colaboração para atingir a marca em uma rodada que teve apenas um empate sem gols, entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão.  Nas jornadas 28 e 27, a média havia sido de 3,1 gols por jogo.

A última sequência de três rodadas com média igual ou superior a três gols por partida aconteceu no Brasileirão de 2011. Foi entre as jornadas 20 (índice de 3,8 tentos por duelo), 21 (3), e 22 (3,3). Desde então, essa façanha não foi repetida. Naquele ano, o torneio terminou com média de 2,68 gols/jogo.

O índice é significativamente superior ao da temporada 2015. Até agora, mesmo com o crescimento do número de gols nas últimas rodadas, a média por partida é de 2,36. É a segunda mais baixa desde que Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, o que aconteceu em 2003. Supera apenas a temporada de 2014, que teve índice de 2,26.

A média histórica da competição, analisando todos os 5276 jogos disputados no atual formato, aponta que o Brasileirão tem índice de 2,69 gol por partida. O torneio que teve índice mais alto foi o de 2005, com 3,13 tentos por duelo.