Topo

Parada do Brasileiro por 10 dias será boa para quem briga por título e G-4?

Por Tite, Brasileirão teria continuidade já nesta quarta-feira, sem paralisação - Robson Ventura/Folhapress
Por Tite, Brasileirão teria continuidade já nesta quarta-feira, sem paralisação Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/10/2015 06h00

Os times do Campeonato Brasileiro vão ganhar uma folga de dez dias e voltarão aos gramados apenas a partir do próximo dia 14, quando sete partidas da 30ª rodada serão disputadas. O descanso em meio ao atribulado calendário do País, porém, será encarado de maneiras distintas pelas equipes.

Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, por exemplo, disputaram três partidas nos últimos 14 dias. Ao fim da pausa, serão três confrontos em 24 dias, fato incomum na rotina dos clubes brasileiros.

Entre os times que disputam uma vaga no G-4, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Inter ganharão, de fato, um descanso. Isso porque essas equipes disputaram as quartas de final da Copa do Brasil nas duas últimas semanas.

Ao contrário do trio Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, os cinco times entraram em campo cinco vezes em 14 dias. A paralisação nesses casos, portanto, deveria ser bem-vinda e dar fôlego para a reta final da temporada. 

Mas Dorival Júnior, técnico do Santos, não vê pontos positivos. Para ele, a pausa será boa no aspecto físico de alguns jogadores. O treinador, porém, lembrou que perderá três jogadores para a seleção: Lucas Lima, Ricardo Oliveira (ambos para a seleção principal) e Gabriel (para a seleção olímpica). Zeca, que também havia sido convocado para a seleção olímpica, se lesionou e ainda se sabe se irá se juntar ao time comandado por Rogério Micale.

"Esses dez dias não sei como aproveitá-los, a não ser no sentido de recuperação, porque não teremos quatro jogadores, além de Victor (Ferraz) em recuperação e, agora, Gustavo e Marquinhos em recuperação. Não sabemos o que fazer para preparar o time para uma sequência tão difícil no Brasileiro e na Copa do Brasil", disse Dorival.

Tite, técnico do Corinthians, tem a mesma opinião de Dorival. No cenário ideal do treinador corintiano, o time líder do Campeonato Brasileiro entraria em campo logo nesta quarta-feira. Dessa forma, segundo o comandante, o time manteria o ritmo de jogo.

"Eu preferia continuar. Vamos procurar recuperar quem está machucado, treinar com quem está aqui e torcer para os outros não se machucarem. O time pega o ritmo, o Arana está voltando e teria condições para jogar quarta-feira, o Cristian... Teríamos mais peças. Mas temos de merecer o título, ser mais competente, jogar mais bola, fazer mais gols", disse o treinador corintiano.

Pausa para a seleção

A pausa do Brasileirão está ligada à disputa das duas primeiras rodadas das Eliminatórias de Copa 2018. Nesse período, a seleção brasileira enfrentará o Chile em Santiago (na quinta-feira, dia 8 de outubro) e a Venezuela em Fortaleza (na terça seguinte, dia 13).

Para o Corinthians, o início das Eliminatórias traz preocupação, pois Elias, Renato Augusto e Gil foram convocados por Dunga e terão apenas 48 horas de recuperação para a partida contra o Goiás (no dia 15, em Itaquera, pela 30ª rodada).

Grêmio, Internacional e Santos têm o mesmo problema. Enquanto a maioria dos jogadores poderão, enfim, descansar, Marcelo Grohe, Alisson, Lucas Lima e Ricardo Oliveira terão de enfrentar uma maratona.

A situação do goleiro do Inter é pior, porque o time gaúcho jogará contra o Atlético-MG na quarta-feira, dia 14, menos de 24 horas depois do jogo da seleção. Grohe e Lucas Lima, por sua vez, se enfrentarão na quinta, na Vila Belmiro.

Já a seleção olímpica enfrentará a república Dominicana no dia 9, sexta-feira, e o Haiti, dia 12, segunda. Os dois jogos serão em Manaus. Além de Gabriel e Zeca, mais 11 jogadores do Brasileirão estarão com o time: Wilson e Douglas Santos (Atlético Mineiro), Marlon (Fluminense), Lucão e Rodrigo Caio (São Paulo), Walace e Luan (Grêmio), Valdívia e Vitinho (Inter), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Vinícius Araújo (Cruzeiro).