Topo

Alvo de críticas, Palmeiras terá "parada estratégica" para recuperação

Vagner Magalhães

Do UOL Esporte

06/10/2015 06h00

A parada de 10 dias no Campeonato Brasileiro será estratégica para o Palmeiras se recuperar na competição e entender o que contribuiu para a derrota de 5 a 1 contra a Chapecoense, na Arena Condá, no último domingo. Classificado para as semifinais da Copa do Brasil e na disputa por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o time conta com o tempo para assimilar o resultado.

Para o goleiro Fernando Prass, é necessária "humildade e inteligência" para absorver as críticas. E usou o exemplo de quando o time está em boa fase para conscientizar o grupo do desafio que tem pela frente.
 
"Nas vitórias, os jogadores gostam e assimilam bem os elogios. Mas nas derrotas muitos tentam se blindar das críticas. Se pensar 'a culpa não foi minha, foi de fulano', vamos tomar uma porrada e (a derrota) não vai servir para nada", diz. "Tem coisas que não tem como voltar atrás".
 
O time só volta a jogar no Campeonato Brasileiro no dia 14, contra a Ponte Preta, no Allianz Parque. Isso por conta das Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção enfrenta o Chile dia 8 e a Venezuela, no dia 13. Por conta dos jogos, o torneio nacional ficará paralisado.
 
E na reapresentação do time, que está de folga até quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira promete uma cobrança forte sobre os jogadores. "Não pode acontecer o que aconteceu, com uma equipe lutando para sair da parte de baixo da tabela, e nós na briga pelo G4".
 
Para a reta final, o time pode ficar sem o volante Arouca, um dos destaques da equipe. Ainda no primeiro tempo da partida contra a Chapecoense, ele deixou o campo reclamando de dores no joelho.
 
O jogador passou por exames em São Paulo, nesta segunda-feira, e se reúne com a equipe médica nesta terça-feira para saber do diagnóstico e o tempo de recuperação.
 
O time ainda deve ter mais uma dificuldade, já que pode ficar sem o seu estádio entre os dias 17 de outubro e 3 de novembro para a realização de dois shows. Isso porque a W.Torre, que administra o estádio, requisitou o imóvel para as apresentações.
 
O primeiro, da banda britânica Muse, acontece no dia 24 de outubro. No dia seguinte é a vez da cantora americana Ariana Grande. O período requisitado compreende o tempo necessário para a montagem e desmontagem do palco, além da recuperação do gramado.
 
Por conta disso, a partida entre Palmeiras e Sport, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, não poderá ser disputada no Allianz Parque. O mais provável é que o jogo aconteça no Pacaembu. A menos que o clube receba alguma proposta para atuar em outra cidade do Brasil. O time tem até o dia 14 para definir o local da partida.
 
A W.Torre informou que fará o possível para deixar o estádio em ordem para o jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Fluminense. Mas não há garantias de que o Palmeiras jogará em seu estádio.