Topo

Do assovio de Roger às palestras: A rotina do Grêmio até a volta dos jogos

Roger Machado orienta o time do Grêmio com assovios para a defesa  - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Roger Machado orienta o time do Grêmio com assovios para a defesa Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2015 18h49

O Grêmio terá muito tempo para treinar. Até o próximo jogo, diante do Santos na quinta-feira da semana que vem, o Tricolor busca encontrar falhas e acertar detalhes físicos, técnicos e táticos do time. E a rotina de aprimoramento vai desde a comunicação de Roger Machado através de assovios aos jogadores até palestras com nutricionista no controle de alimentação e sono. 

Os jogadores do Grêmio se reapresentaram nesta quarta. De cara, treinamento de academia e corridas debaixo de chuva no campo do CT. A rotina ficará ainda mais pesada, com dois turnos de treinamento já na quinta-feira. 
 
Todas as refeições do dia serão feitas no clube, sob orientação da nutricionista gremista Katiuce Borges. E com ela, os jogadores pegaram orientações sobre condutas ideais em momentos longe do controle da instituição. 
 
"Pediram para cuidar do descanso e nos alimentar bem. Temos treino e temos que cuidar de alimentação e descanso para estar 100%. Dependemos do nosso corpo e temos que  estar bem. Recebemos vitaminas e estamos fazendo tudo aqui. Almoço, janta, treinos. Estão medindo nossa condição e nos passando isso para nos conscientizarmos", explicou o zagueiro Pedro Geromel. 
 
Os trabalhos técnicos e táticos ainda não começaram. E entre os vários aspectos a serem trabalhados por Roger Machado, uma orientação 'curiosa' que se repete a cada jogo. Com assovios. Após a zaga afastar um cruzamento de escanteio ou falta, Roger assovia do reservado, a zaga ouve e sai para não dar condições de jogo aos atacantes mais próximos do gol no rebote. 
 
"Assovio é um exemplo de comunicação. Ele assovia e a gente sabe que é para sair. Muitas vezes fiquei no banco e vi ele fazendo isso. Aprendi a ouvir nos jogos. No campo às vezes se pensa em outra coisa, na marcação, e não se percebe o momento de sair. Mas quando ouve, sabe que tem que sair. É um modo de comunicação", completou. 
 
E entre detalhes e situações mais amplas, o Grêmio espera ganhar fôlego para tentar uma última investida de olho no título brasileiro. São nove pontos atrás do Corinthians faltando nove jogos para acabar o campeonato. Ao menos a vaga na Libertadores está encaminhada, já que seis pontos separam da linha de classificação para o torneio continental.