Topo

Com Mano, Cruzeiro pode quebrar marca que só Marcelo Oliveira teve em 2015

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2015 06h00

O Cruzeiro está prestes a igualar a sua melhor marca na temporada. Depois de três jogos consecutivos sem sofrer gols – contra Chapecoense, Coritiba e Grêmio, respectivamente –, a equipe comandada por Mano Menezes pode chegar ao quarto compromisso com o seu sistema defensivo intacto. Tudo vai depender do duelo contra o Atlético-PR, na quarta-feira da semana que vem, na Arena da Baixada. O time conseguiu isso apenas uma vez neste ano.

Na única oportunidade em que alcançou uma série de quatro jogos sem ter a sua rede balançada este ano, Marcelo Oliveira ainda era o treinador. A situação ocorreu entre fevereiro e março, em embates do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores da América. Na ocasião, a equipe época venceu Boa Esporte e Tupi, ambos por 3 a 0, e empatou com Universitario Sucre, da Bolívia, e Huracán, da Argentina, em 0 a 0 cada.

A sequência atual conta com triunfos sobre Chapecoense e Coritiba, ambos por 2 a 0, na Arena Condá e Mineirão, respectivamente. E um empate em 0 a 0 com o Grêmio, em pleno Gigante da Pampulha.

O bom momento defensivo coincide justamente com a chegada de Mano Menezes à Toca da Raposa II. Antes de sua contratação, apenas Marcelo conseguiu o feito. Além da série de quatro jogos, em outra oportunidade, também em março, o Cruzeiro passou três duelos seguidos sem ter a sua meta vazada. O time venceu Villa Nova, Mineros de Guayana, da Venezuela, e América-MG. Os dois primeiros por 4 a 0 e o último por 3 a 0.

“A gente não pode parar nunca. Quando você se acomoda e acha que está tudo bom, no jogo seguinte a cobrança vem mais forte. Melhoramos bastante e o fato de não levarmos gol nos últimos três jogos confirma isso”, comentou o técnico Mano Menezes.

O treinador não foi o único a exaltar a boa fase defensiva. O volante Willians também crê que a queda no número de gols sofridos é um ponto positivo no trabalho realizado por seu comandante:

“Nossa equipe vem trabalhando bem para não sofrer gols. Estamos criando cada vez mais. A cada dia que passa, com o trabalho do Mano, vem aparecendo os resultados. A equipe está de parabéns. Estamos criando oportunidades e não tomando o gol, que é o mais importante”, declarou.