Topo

Em um mês com Mano, Cruzeiro até sonha com G4: "Dá pra correr atrás"

Mano Menezes mudou a situação do Cruzeiro na atual temporada - Fred Magno/Light Press/Cruzeiro
Mano Menezes mudou a situação do Cruzeiro na atual temporada Imagem: Fred Magno/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/10/2015 06h00

Mano Menezes completou um mês à frente do Cruzeiro nessa terça-feira. Em apenas 30 dias, o treinador mudou o time e o planejamento dele para a atual temporada. Anunciado quando a equipe ocupava a 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, o técnico tirou o foco da luta contra o rebaixamento e passou a pensar em G-4. O comandante ainda é cauteloso ao falar sobre o assunto, mas os jogadores já colocam o pensamento na classificação para a Copa Libertadores da América.

A distância ainda é grande para o Santos, quarto colocado. A diferença entre o atual bicampeão brasileiro – na 13ª posição – e os comandados de Dorival Júnior é de nove pontos. Os mineiros têm 37, enquanto os paulistas contabilizam 46.

Mesmo com o sonho de alcançar os líderes da atual edição do Brasileiro, o time está até mais próximo da zona da degola que da região que garante uma vaga na Copa Libertadores 2016. O Goiás, que ocupa a 17ª colocação, tem 31 pontos, seis a menos que a equipe comandada por Mano Menezes.

Ciente da situação cruzeirense, Manoel não esconde que o sonho é ficar entre os quatro primeiros da competição. O zagueiro, no entanto, reconhece a necessidade de se afastar da parte da tabela que acarreta no descenso.

“Dá pra correr atrás (da vaga no G-4), mas a gente tem que pensar, primeiramente, em se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. Vamos ter um jogo fora de casa contra o Atlético-PR e, depois um jogo em casa. É importante pensar em sair dali debaixo, porque estamos muito perto ainda”, declarou.

Substituto de Ceará, lesionado, o lateral direito Fabiano é mais contido e condiciona a chegada ao G4 aos próximos cinco compromissos do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele crê que é necessário 100% de aproveitamento nesses duelos.

“Se a gente conseguir essas vitórias sim. São adversários diretos na zona de rebaixamento. O Campeonato Brasileiro está muito equilibrado. São seis pontos e nove pontos de diferença, então sabemos que precisamos sair dessa situação que nos encontramos no momento, para lá na frente pensar algo a mais. Primeiramente temos que pensar jogo a jogos, conseguir os três pontos, para, depois, pensar em maior algo”, concluiu.

O Cruzeiro só volta a campo na próxima quarta-feira (14 de outubro), às 22h. A partida, válida pela 30ª rodada do Brasileirão, será disputada na Arena da Baixada, em Curitiba. O adversário tem 38 pontos e ocupa a 11ª colocação do torneio.