Topo

Gil explica 7 fatos que mostram por que é o maior zagueiro do país

Gil está entre os destaques do Brasileirão pelo terceiro ano seguido - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Gil está entre os destaques do Brasileirão pelo terceiro ano seguido Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

11/10/2015 06h00

Melhor defesa do Brasileirão 2013, segunda melhor defesa do Brasileirão 2014 e, desde o início da competição, a melhor defesa do Brasileirão 2015. 

Em comum entre as três campanhas defensivas marcantes do Corinthians está o zagueiro Gil, a serviço da seleção brasileira desde a última semana. Não por acaso, ele é o único jogador da posição no futebol nacional a ter sido convocado por Dunga em mais de um ano. 

Nesta entrevista ao UOL Esporte, Gil comenta alguns dos fatos que explicam essa trajetória sólida desde que passou a vestir a camisa corintiana, na temporada retrasada: a dedicação visível nos treinamentos, inclusive em saltos intermináveis que explicam sua impulsão, a liderança que tem crescido dentro do elenco, a possibilidade de entrar na história com um grande título.

Satisfeito pelo que tem alcançado focado na meta de se projetar com conquistas no time alvinegro, ele desprezou até a possibilidade de se mudar para um clube da Europa mais uma vez e ficou no Corinthians. A recompensa está no fato de Gil ter obtido o segundo reajuste salarial em dois anos. 

Ele é o único zagueiro do futebol brasileiro convocado por Dunga

"Fico sempre feliz pelas convocações, mas primeiramente sempre vem o trabalho pelo Corinthians. Ser chamado para seleção é reflexo do que se faz no dia a dia no clube. É uma grande realização e me motiva para seguir trabalhando".

Ele é o principal pilar da melhor defesa do Brasil nos últimos 3 anos

"No futebol de hoje, não dá para segmentarmos os setores. Hoje, todos defendem e todos atacam. Então, todos têm os méritos de uma melhor defesa ou de um melhor ataque. Faz parte, sim, de um sistema de jogo bem implantado, do trabalho no dia a dia e de uma filosofia de jogo definida pela comissão técnica e respeitada pelos atletas".

Ele quer fazer história com um grande título

"Conquistar títulos deixa o jogador na história e quero muito conquistar outros. Os títulos são reflexos de um trabalho bem feito. Quero sim fazer história, renovei meu contrato e quero ficar por muito tempo no Corinthians. O título brasileiro é nosso grande objetivo, nada está ganho e temos que seguir trabalhando firmes para que ele seja conquistado".

Ele se dedica de forma visível nos treinamentos

"Não sei quantos saltos, mas são muitos (risos). Faz parte do nosso treinamento. Procuro me dedicar ao máximo e sempre faço tudo que a comissão técnica passa. A dedicação nos treinos, depois, se reflete nos jogos. E com treinamento a gente fica sempre apto a jogar e sem lesões, algo que sempre busco no clube".

Ele abdicou de voltar à Europa  

"Para sair do Corinthians e situação tem que ser muito boa para todos os lados. Gosto muito do clube e por isso optei pela renovação. Estou adaptado e quero conquistar mais títulos".

Ele é uma liderança que emergiu no Corinthians em 2015

"Creio que a liderança vem naturalmente e com o tempo. Já são quase três anos de clube e acaba que, de forma natural, a gente acaba influenciando e dando conselhos aos mais jovens. O Corinthians tem muitos jogadores experientes, com espírito de liderança, e até por isso o Tite deixa todos bem à vontade para se colocarem".

Ele ajudou o companheiro de zaga crescer de forma expressiva

"O Felipe sempre teve potencial e todos no clube sempre acreditaram nele. Era questão de tempo que ganhasse uma sequência e tivesse confiança. Com sequência ele se impôs, mostrou seu valor e isso pode ser visto nos jogos. Além de um grande jogador, também é um grande amigo. O Corinthians está muito bem servido na defesa e todos podem fazer bem a função ali atrás".