Topo

Nova polêmica: Vasco solicita mudança de clássico com o Flu para o Engenhão

Vasco e Flu se enfrrentaram no Engenhão este ano e o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 com gol de Luan - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Vasco e Flu se enfrrentaram no Engenhão este ano e o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 com gol de Luan Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/10/2015 17h00

O imbróglio envolvendo Fluminense e Vasco por conta do Maracanã ganhou seu terceiro capítulo nesta terça-feira. Mandante da partida do dia 1º de novembro, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco solicitou a transferência do duelo para o Engenhão junto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

O documento já está sob posse da Ferj e será encaminhado a CBF, que analisará e dará seu parecer sobre o caso.

Embora ainda não tenho admitido publicamente, a diretoria vascaína tomou tal atitude mais uma vez em função da polêmica sobre o lado das torcidas no “Maior do Mundo”. Os dois clubes não abrem mão de abrigar seus fãs à direita das cabines de rádio, fato que já gerou muito problema em 2015.

No Campeonato Carioca, por exemplo, o clássico também foi transferido para o Engenhão e o Vasco acabou vencendo por 1 a 0 com gol do zagueiro Luan. Já no primeiro turno do Brasileiro, com mando do Fluminense, as equipes se enfrentaram no Maracanã e o Cruzmaltino, obrigado a alocar seus torcedores no lado esquerdo, atuou sob forma de protesto com o presidente Eurico Miranda sugerindo que os fãs não comparecessem. Em campo, o Vasco venceu por 2 a 1 em jogo que marcou a estreia de Ronaldinho Gaúcho pelo Tricolor.

O clube de São Januário alegar ter a premissa de abrigar seus torcedores no lado direito do Maracanã por ter sido o primeiro campeão da história do estádio, em 1950. Já o das Laranjeiras argumenta possuir um contrato com o consórcio que administra o local que permite tal situação.