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Vasco tem público triplicado e lucro quase cinco vezes maior no Maracanã

Maracanã tem sido a casa do Vasco na reta final do Campeonato Brasileiro - Pedro Ivo Almeida / UOL Esporte
Maracanã tem sido a casa do Vasco na reta final do Campeonato Brasileiro Imagem: Pedro Ivo Almeida / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/10/2015 06h00

Durante o primeiro semestre, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, declarou guerra ao consórcio que administra o Maracanã e disse que jamais mandaria os jogos de sua equipe no estádio. Depois recuou e fez do local a casa cruzmaltina no Campeonato Brasileiro. Contradições à parte, a escolha pelo lendário palco do futebol parece ter sido acertada em se tratando de números. Por lá, o clube praticamente dobrou sua média de público e obteve uma renda quase cinco vezes maior em comparação a São Januário.

Até o momento, o time mandou seis jogos na Colina Histórica e seis no Maracanã. O público pagante médio em São Januário é de 6.733 e o somatório de arrecadações é de R$ 109.983,26. Já no palco das finais das Copas de 50 e 2014 a média de torcedores é de 16.073 pagantes e o acúmulo de rendas é de R$ 542.160,07.

Em seu estádio, o Vasco obteve o maior público e renda na goleada sofrida para o Palmeiras por 4 a 1, no primeiro turno. Foram 13.775 pagantes e a receita líquida que o clube absorveu foi de R$ 153.673,94. Contra Ponte Preta e Cruzeiro, o Cruzmaltino teve saldo negativo. Já diante do Internacional ocorreu uma penhora de R$ 2,6 milhões.

No Maracanã, os maiores índices alcançados foram no empate em 0 a 0 com o Joinville, com 35.508 pagantes e uma receita líquida de R$ 475.221,10. No local também ocorreram dois prejuízos, diante de Atlético-MG e Atlético-PR.

Com números favoráveis no Maior do Mundo e um desempenho melhor (obteve sete pontos contra cinco em São Januário), a tendência é a de que o Vasco se mantenha no local até o fim da competição. De acordo com a tabela da CBF, mais três jogos já estão confirmados no estádio: Chapecoense, Grêmio e Corinthians.

Os balanços divulgados na reportagem foram baseados nos documentos das partidas disponibilizados no site da Confederação Brasileira de Futebol.