Topo

Com 8 pendurados, Atlético terá juiz com média alta de cartões em seu jogo

Ricci apitou dois jogos do Atlético neste Brasileiro, contra o Palmeiras e o Flamengo (foto) - Bruno Cantini/Atlético-MG
Ricci apitou dois jogos do Atlético neste Brasileiro, contra o Palmeiras e o Flamengo (foto) Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2015 06h00

Apesar do próximo confronto do Atlético-MG ser diante da Ponte Preta, neste domingo, a partida contra o Corinthians, na rodada seguinte, torna-se difícil de ser deixada de lado. Em alguns aspectos, a ‘decisão’ contra o líder pode começar a ser definida já neste final de semana. Além do resultado positivo, o time mineiro ainda tem que se preocupar com seus oito jogadores pendurados. O sinal de alerta ganha ainda mais destaque quando o assunto é o árbitro da partida. Com experiência em Copa do Mundo, Sandro Meira Ricci é conhecido também pelo seu temperamento enérgico e rigoroso em alguns jogos, e será o dono do apito.

Dos atuais oito pendurados de Levir, cinco começarão o jogo como titulares. São eles: Victor, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas Santos e Dátolo. No banco, Cárdenas, Patric e Josué completam a lista. Preocupa? Não para alguns.

“Ele apitou um jogo nosso aqui no Independência.Foi uma excelente arbitragem dele, junto com os bandeirinhas. É um árbitro que a gente respeita bastante, tenta levar um pouco na conversa, mas tem um momento certo de dar o cartão. No nosso jogo, ele foi muito bem”, comentou Marcos Rocha. Na verdade, Ricci apitou duas partidas do Atlético no Independência. Contra o Palmeiras, vitória por 2 a 1. Diante do Flamengo, goleada por 4 a 1. Nas duas ocasiões, apenas Luan, Victor e Jemerson receberam o amarelo.

Quando analisadas as partidas de Ricci no Brasileirão, os números apresentam um cenário mais rígido daquele citado por Marcos Rocha. Em dez jogos apitados até o momento, Ricci distribuiu 54 cartões, sendo três vermelhos. A média de 5,1 amarelos por jogo é bastante superior aos números do campeonato e do próprio Atlético, que são de 2,6 e de 2,2 cartões amarelos por jogo, respectivamente.

Recentemente, o árbitro ainda se envolveu em uma polêmica na Conmebol. Após uma atuação abaixo da esperada durante a partida entre Chile e Uruguai, o árbitro foi afastado e deixou de apitar o torneio. O jogo ficou marcado pela expulsão do atacante Cavani, provocada pela ‘dedada’ do defensor chileno Jara.

Neste Brasileirão, o árbitro ainda teve atuação criticada no Fla-Flu vencido pelo tricolor. Na ocasião, Ricci marcou a penalidade para o Fluminense após uma disputa de ombros envolvendo o lateral Pará, além de ter mostrado o vermelho direto para Giovanni, do Fluminense, por uma falta considerada com pouca intensidade.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG x PONTE PRETA

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 25/10/2015, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Bruno Boschilia (PR)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.

PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gilson; Fernando Bob e Elton; Felipe Azevedo, Cristian e Biro Biro; Borges. Técnico: Felipe Moreira.