Topo

Corinthians revê Guerrero em clima de revanche. Relembre vira-casacas

Paolo Guerrero vai reencontrar a torcida do Corinthians depois da ida ao Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Paolo Guerrero vai reencontrar a torcida do Corinthians depois da ida ao Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2015 06h00

Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo (25), às 17h (de Brasília), na Arena Corinthians. Como se não bastasse o encontro dos clubes mais populares do país, o duelo será o primeiro de Paolo Guerrero contra o ex-time. Os torcedores esgotaram os 41 mil ingressos disponíveis e prometem recepcioná-lo em clima de revanche. Emerson Sheik cumpre suspensão e está fora do compromisso.

O peruano foi herói do título Mundial do Corinthians em 2012. Na Gávea, ele enfrenta um período difícil com a queda de rendimento do time e o jejum de gols. O camisa 9 terá de superar a pressão da torcida que outrora o idolatrava.

"Não será bem recebido, claro. No fundo tenho a certeza de que os corintianos têm carinho pelos serviços prestados. Pode acontecer o respeito, uma coisa neutra, mas não acredito que seja ovacionado", afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

O UOL Esporte fez uma lista com 11 jogadores que vestiram as camisas de Corinthians e Flamengo. Alguns despertaram paixões, outros sofreram com as torcidas. O certo é que estão nas memórias de alvinegros e rubro-negros. Veja abaixo:

Felipe - O goleiro se destacou no Corinthians e virou referência para a torcida. Deixou o clube depois de uma série de desentendimentos. Ele também apareceu com destaque no Flamengo, mas terminou afastado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

Alessandro - O lateral direito começou a carreira no Flamengo, onde ficou até 2003. Em 2008, ele chegou ao Corinthians, clube pelo qual pendurou as chuteiras e atualmente trabalha no departamento de futebol.

Fábio Luciano - Foi líder e referência nos dois clubes. Como porta-voz dos elencos, o zagueiro se expôs muitas vezes em momentos delicados. Nada que abalasse o prestígio com as maiores torcidas do Brasil.

Gamarra - O zagueiro sempre foi conhecido pelo jogo limpo e técnica. Atuou bem pelos dois clubes. No Corinthians, o paraguaio conquistou dois Brasileiros e um Paulista. No Flamengo, um Carioca e a Copa dos Campeões.

André Santos - O lateral esquerdo tirou rubro-negros e corintianos do sério em alguns momentos. Mas não se pode negar o lado vencedor. Ele conquistou três títulos em cada clube e garantiu o lugar na galeria do clássico.

Vampeta - O volante é ídolo da torcida do Corinthians e um dos personagens com nome gravado na história do clube. Já os rubro-negros querem vê-lo pelas costas. Tudo por ter dito que o clube fingia que pagava e ele fingia que jogava.

Renato Abreu - Jogador de personalidade forte, o meia ganhou o apelido de "Urubu Rei" no Flamengo. Foi um dos principais ídolos recentes do clube e também teve destaque no Corinthians no começo da carreira.

Marcelinho Carioca - Foi revelado pelo Flamengo nos anos de 1990, mas tornou-se um dos maiores jogadores da história do Corinthians. O "pé de anjo" conquistou praticamente tudo o que disputou pelo clube paulista.

Edilson - Mais um jogador polêmico e idolatrado pelas duas nações. O Capetinha é querido pelos títulos conquistados, lances de efeito e até pelas confusões. Não foram poucos os tumultos, mas valeram a pena para o atacante.

Sócrates - Um dos maiores craques da história do Corinthians. O Doutor ainda jogou ao lado de Zico no Flamengo em 1986. Ele sofreu com as contusões na Gávea, mas também escreveu o nome na história do Rubro-negro.

Casagrande - Fez dupla com Sócrates e foi bicampeão paulista em 1982 e 1983. Ele teve boas atuações no Flamengo, mas não conquistou títulos. Mesmo assim não deixa de ser lembrado pelos rubro-negros.

CORINTHIANS X FLAMENGO

Data/hora: 25/10/2015, às 17h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

Corinthians
Cássio; Edilson, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love
Técnico: Tite

Flamengo
Paulo Victor; Pará, César Martins, Wallace (Samir) e Jorge; Jonas (Canteros), Márcio Araújo e Alan Patrick; Everton, Kayke (Gabriel) e Guerrero
Técnico: Oswaldo de Oliveira