Topo

Surpresa corintiana em decisão já foi ídolo e até fez 'hat-trick' no Horto

Rodriguinho defendeu América-MG por três anos e será titular em "final" do Brasileirão - Divulgação/América-MG
Rodriguinho defendeu América-MG por três anos e será titular em 'final' do Brasileirão Imagem: Divulgação/América-MG

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

30/10/2015 15h00

Mais conhecido como Horto, o Estádio Independência é uma das principais armas do Atlético-MG para vencer o Corinthians no próximo domingo e reabrir a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Mas, entre todos os corintianos escalados por Tite, haverá um jogador que deve se sentir à vontade ali.

Eleito o substituto para a vaga do suspenso Elias na decisão, Rodriguinho foi destaque do América-MG nas temporadas 2011, 2012 e 2013. Com a camisa americana, realizou alguns jogos memoráveis no estádio onde terá sua maior oportunidade pelo Corinthians. A inspiração estará por perto, segundo conta o ex-presidente do clube mineiro, Marcus Salum. 

"Ele foi um ídolo do clube. O Rodriguinho foi um jogador muito respeitado não só pelos americanos, mas por atleticanos e cruzeirenses. Inclusive, com tentativas dos dois clubes de contratá-lo", explica Salum ao UOL Esporte. 

"O auge do Rodriguinho foi entre 2012 e 2013. Ele saiu para o Corinthians e desmontou o América-MG na Série B 2013. Houve várias tentativas do Atlético para contratar o jogador, mas exatamente por ser ídolo eles sabiam que eu não queria que ele jogasse no futebol mineiro. A torcida não gosta dessas coisas", revela. 

Contratado do Bragantino em 2011, Rodriguinho foi o grande nome da temporada do centenário do América em 2012. Brilhou, justamente, na maior alegria daquele ano, que foi a eliminação do Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro. A decisão, porém, foi vencida justamente pelo Atlético. 

"Ele fez gols espetaculares, sempre com um chute de fora da área que era muito bom. Me lembro que, na Série B de 2013, ganhamos do Sport por 5 a 0 e ele fez três gols", lembra ainda Salum sobre a campanha que geraria a maior venda da história do América: justamente, os R$ 4 milhões pagos por Corinthians e Banco BMG em 2013 a Rodriguinho. 

Resgatado por Tite neste ano, o meia teve propostas para jogar a Série B e, inclusive, retornar ao América. Mas disse a Marcus Salum: "ele disse 'agora vou jogar no Corinthians, tenho condição'". 

A partida de domingo se apresenta, provavelmente, como o maior desafio da carreira de Rodriguinho, 27 anos. Preparado para executar a função de Elias nas últimas semanas, agradou Tite nos treinamentos e anotou gol marcante em empate recente contra a Ponte Preta, já no fim da partida. No jogo seguinte, teve a chance de ser titular e de novo brilhou com gol em Corinthians 3 x 0 Goiás.

Agora, volta ao estádio Independência para tentar mudar a carreira de patamar mais uma vez.