Topo

Atlético dá novo passo e projeto do estádio se torna 'Utilidade Pública'

Imagem do projeto do estádio do Atlético-MG, que está na prefeitura de BH aguardando aprovação - Reprodução
Imagem do projeto do estádio do Atlético-MG, que está na prefeitura de BH aguardando aprovação Imagem: Reprodução

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

06/11/2015 14h14

O Atlético-MG não esconde que trabalha pela construção do próprio estádio. Enquanto segue em busca de parceiro para viabilizar a obra, orçada em mais de meio bilhão de reais, o clube conseguiu um importante avanço no final de outubro. O projeto desenvolvido pela Farkasvölgyi Arquitetura se tornou ‘Utilidade Pública’ para a prefeitura de Belo Horizonte.

A decisão já foi comunicada ao governo do Estado, através de documento assinado pelo prefeito Márcio Lacerda e envidado ao secretário de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira. O projeto do futuro estádio alvinegro é tratado como a “Arena Multiuso do Clube Atlético Mineiro”.

Com essa determinação da prefeitura de BH, a construção do estádio e demais obras, como centro de convenção e shopping center ficam livres de algumas exigências e contrapartidas, algo cobrado em todo grande empreendimento. Mais do que futebol, o projeto do estádio prevê aumento de arrecadação para a região, além de aumentar a capacidade de Belo Horizonte receber outros grandes eventos.

Esta decisão é vista como algo natural do processo de aprovação do projeto, que está na prefeitura de Belo Horizonte. Significa dizer que a aprovação está cada vez mais perto de acontecer, o que facilita a negociação com investidores.

 O clube já conta com o terreno doado pela MRV Engenharia e já teve conversas com interessados em investir na construção do estádio, ainda sem nome. Para começar as obras o Atlético precisa levantar cerca de 50% do valor total, portanto, cerca de R$ 250 milhões.