Topo

Desafeto, Falcão tem até música em sua 'homenagem' na torcida do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2015 06h00

Para ser desafeto da torcida do Grêmio, basta ser ídolo no Internacional. Ainda mais se for ídolo, tricampeão brasileiro como jogador e ainda campeão gaúcho sobre o rival como técnico. Então é fácil compreender o sentimento dos aficionados do Tricolor ao rever  Paulo Roberto Falcão, hoje técnico do Sport, no duelo das 19h30 (horário de Brasília) pela 34ª rodada do Brasileiro. O ex-volante tem até música em sua 'homenagem' entoada repetidamente pelos azuis.

A canção foi criada pela organizada Geral do Grêmio em 2011, quando Falcão tinha abandonado o longo período como comentarista de televisão e retomado a carreira de técnico, no Inter. Ela seguiu uma faixa exposta nas arquibancadas do Olímpico nos treinamentos de preparação para a decisão do Gauchão daquele ano. Na faixa dizia: "Em Roma era Rainha", em alusão ao apelido 'Rei de Roma' de Falcão.

A letra traz difamações naturais de torcedores rivais. E foi cantada repetidamente sempre que Falcão foi adversário, mesmo que ele tenha durado pouco no comando do Internacional, já que foi demitido no mesmo ano.

Antes, porém, protagonizou momentos que nenhum gremista gosta de lembrar. No duelo entre ídolos nos reservados que decidiu aquele Estadual, com Falcão de um lado e Renato Gaúcho de outro, foi o Colorado que levou a melhor. Vaiado, ouvindo os torcedores cantarem a 'sua música' logo na entrada dos jogadores em campo, Falcão apenas encarou a torcida. Virou-se para as arquibancadas sem gesticular ou dizer algo. Contemplou todo tipo de xingamento. E quando a bola rolou, em uma sequência de três jogos, um empate com vitória do Inter nos pênaltis, uma vitória para cada lado e na decisão absoluta, nas cobranças de pênalti novamente, título para o Internacional.

Mas a rivalidade particular com Paulo Roberto Falcão não passe pela cabeça dos jogadores do atual elenco do Grêmio. Antes do duelo com Sport, qualquer situação que ligasse o ex-atleta ao Inter sequer esteve em pauta.

"Isso deixamos para torcida. Nem sabia da música ou algo deste tipo. Sei que o Falcão é técnico do Sport e o foco dele é apenas este. Ele não deve estar pensando no Inter e nem nós pensamos nisso. Temos que focar dentro de campo e deixamos isso só para torcida", disse o lateral esquerdo Marcelo Oliveira.

E o Grêmio precisa de concentração. Atrás do Atlético-MG, calcula uma vitória como fundamental para tentar ser vice-campeão brasileiro. Além disso esperar confirmar a classificação para próxima Libertadores o quanto antes. Enquanto isso, o rubro-negro pernambucano ainda se vê na disputa por vaga na competição continental de 2016 e aposta tudo no fator local.

FICHA TÉCNICA
SPORT X GRÊMIO

Data e hora: 08/11/2015 (domingo), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)

SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa e Renê; Rithely, Wendel, Diego Souza, Marlone e Élber; André
Técnico: Paulo Roberto Falcão

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Moisés, Walace, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha (Everton); Luan
Técnico: Roger Machado

~