Topo

CBF confirma Vasco x Corinthians em São Januário dia 19

Torcida do Vasco reencontrará São Januário contra o Corinthians na próxima semana - Paulo Fernandes/Vasco
Torcida do Vasco reencontrará São Januário contra o Corinthians na próxima semana Imagem: Paulo Fernandes/Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2015 14h40

A CBF confirmou na tarde desta segunda-feira a partida entre Vasco e Corinthians, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, para o estádio de São Januário, dia 19, às 22h. O duelo poderá consagrar os paulistas como campeões.

Durante a semana passada, o local passou por vistorias da Polícia Militar, através do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), e do Corpo de Bombeiros. O clube precisava cumprir algumas exigências das autoridades pelo fato da "Colina Histórica" estar passando por obras no setor de acesso dos torcedores visitantes.

A intenção da diretoria vascaína era conseguir uma liberação para ter uma capacidade de 25 mil pessoas para o jogo, mas a tendência é de que cerca de 20 mil sejam liberados, com uma carga de pouco menos de dois mil ingressos para os corintianos.

Diretor de competições da federação de futebol carioca (Ferj), Marcelo Viana garantiu a segurança do jogo.

"As obras estão bem adiantadas (do campo anexo que o Vasco está construindo). O campo está cercado por grades, não existe sujeira ou detrito que pode ser utilizado. Aumentou muito a segurança do torcedor visitante. A palavra chave é responsabilidade. As coisas têm tudo para caminhar em modo bom e o torcedor vai assistir a partida em segurança", disse à Rádio Bradesco Esportes.

O Cruzmaltino não realiza uma partida em São Januário há quase quatro meses. O último duelo aconteceu dia 26 de julho, na goleada sofrida por 4 a 1 para o Palmeiras. Por conta da má fase da equipe no Brasileiro e com medo de represálias por parte da torcida, o clube transferiu seus jogos para o Maracanã.

Técnico da equipe, Jorginho aprova a partida no estádio e espera que o Corinthians fique "incomodados":

"Não faz diferença (Corinthians campeão ou não). O que faz diferença é que vamos jogar na nossa casa. O Corinthians sempre é uma equipe perigosíssima. É um time qualificado demais, tem um plantel maravilhoso. Mas o mais importante é que voltamos a jogar bem, voltamos a fazer gol com a bola rolando e vamos voltar para nossa casa. Vamos voltar para São Januário, com um campo melhor. Temos que lotar a nossa casa e eles têm que se sentir incomodados".

Roberto de Andrade pede segurança em jogo

O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, mostrou preocupação com possíveis confrontos entre corintianos e vascaínos no acesso ao estádio.

Em entrevista à Rádio Globo, o dirigente explicou que problemas são comuns na chegada a São Januário por conta da localização do estádio e que ele já conversou com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro para evitar maiores problemas.

"(Solução) Não cabe ao clube, que não tem o que fazer, principalmente fora do nosso estado. Compete à Segurança Pública do Rio de Janeiro. O confronto Vasco e Corinthians é sempre de risco, são torcidas rivais, violentas. O estádio de São Januário não é muito seguro, sempre quebram dois ou três vidros do ônibus", declarou o dirigente.

Por fim, Roberto de Andrade não evitou avaliar as ameaças de briga que circulam nas redes sociais antes da partida desta quinta-feira (12).

"Não sabemos até que ponto passam de bravatas ou são verdade. Cabe a policia e ao Ministério Público garantir a segurança de todos que vão para lá", concluiu o presidente.