Topo

'Caneta' em Barrios faz Nenê virar sensação na web e notícia até no Chipre

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2015 06h00

Nenê, definitivamente, foi o cara da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de um belo gol e de uma assistência na vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Palmeiras, ele chamou a atenção pela “caneta” desconcertante aplicada no atacante paraguaio Lucas Barrios. O lance de pura habilidade ganhou tanta visibilidade que foi repercutido das mais variadas formas na internet, seja por memes, funks e até mesmo por sites estrangeiros, incluindo um do Chipre.

O “Palo.cy”, do país europeu, diz: “vamos discutir o lance por vários dias”. Já o português “Record” destaca o “túnel”, forma como denominam esse tipo de jogada: “o criativo Nenê foi também autor de um momento soberbo com Lucas Barrios. Junto à linha, e depois de ter feito o paraguaio ‘deslizar’ com uma finta sua, Nenê deu ainda um túnel absolutamente soberbo ao oponente”.

Nas redes sociais, dois vídeos têm sido muito compartilhados: um onde há uma montagem com o funk “os moleque é liso (sic)”, de MC Rodolfinho, e outro onde o internauta filma o lance pelo celular e, aos risos, comenta: “Aff Maria!”.

No Instagram do jogador, centenas de comentários elogiam a plasticidade da "caneta" e em grupos de conversa instantânea via celular circula uma montagem de uma foto de Nenê em que ele segura uma placa com a hastag #forçabarrios. Na imagem original, porém, a frase exibida pelo meia é #euescolhiacreditar, que virou lema do Vasco tentativa de fugir do rebaixamento.

No programa “Jogo Aberto”, da TV Band, o ex-jogador e hoje comentarista Denílson, que é sócio de Nenê numa grife de roupas, revelou que o atleta do Vasco o ligou após o jogo para repercutir a jogada:

Veja os gols da vitória do Vasco sobre o Palmeiras

Gols UOL Esporte

“Ele me ligou e falou: ‘Morcego (apelido de Denilson), você viu a caneta? Estou vendo muito seu dvd”, entregou.

O ex-atacante de São Paulo e Palmeiras, conhecido por sua irreverência, ainda aproveitou para provocar Barrios.

“Primeiro: não vem de primeira que o negócio é louco. Ai, papai! Olha essa caneta! Você está de brincadeira comigo. Numa altura dessa do campeonato tomar uma caneta dessa do Nenê! Ô Lucas Barrios, você está de brincadeira! Não vai de primeira no Nenê que ele é habilidoso!”, recomendou.

Técnico da equipe, Jorginho não esconde a satisfação com seu camisa 10:

“É bom lembrar do Nenê. Nos últimos cinco jogos, deixamos a vitória escapar e foi questionada a parte física. Temos excelentes preparadores, que têm feito um trabalho brilhante, e o Nenê é a prova disso. Quando vai chegando o fim do jogo, ele não quer sair, quer permanecer em campo e, fisicamente, está pronto para isso. Nenê hoje traz temperatura dentro do jogo, é aquele cérebro da equipe, carregando, tocando ou esfriando o jogo. É um jogador fundamental. Estou muito feliz de contar com ele”.

Nenê tem sondagens
Destaque do Vasco na campanha de recuperação para fugir do rebaixamento, Nenê já recebeu sondagens de Atlético-MG e do próprio Palmeiras de Lucas Barrios. O jogador, no entanto, tem contrato com o Cruzmaltino até dezembro de 2016 e seu empresário, Gilvan Costa, antecipou que só avaliará propostas ao término do Campeonato Brasileiro em função da atual situação do clube carioca.