Topo

Mano tem mais pontos que o somatório de Luxa e Marcelo Oliveira no Cruzeiro

Mano Menezes tem motivos de sobra para sorrir no Cruzeiro - Pedro Vilela/LightPress
Mano Menezes tem motivos de sobra para sorrir no Cruzeiro Imagem: Pedro Vilela/LightPress

Do UOL, em Belo Horizonte

10/11/2015 16h51

Contratado no início de setembro, Mano Menezes assumiu o Cruzeiro na 16ª posição do Brasileirão, com 22 pontos conquistados, mesma quantidade do Goiás – 17º à época. A incumbência do treinador, no dia da assinatura do vínculo, que se encerra apenas em 2017, era evitar o rebaixamento e dar mostras de que poderia montar um time melhor que os armados por Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, seus antecessores na Toca da Raposa.

E em apenas 12 jogos, ele já superou a pontuação obtida pela dupla que esteve à frente da equipe antes de sua contratação. Sob a batuta do atual comandante do Palmeiras, o time mineiro disputou quatro jogos do Campeonato Brasileiro, obtendo um empate e três derrotas, o que lhe deu apenas um ponto.

Luxa, que hoje defende o Tianjin Songjiang, da China, comandou o Cruzeiro por 17 rodadas da principal competição nacional, conquistando seis vitórias, três igualdades e oito reveses. O aproveitamento de 41,18% resultou em 21 pontos no torneio.

Se somadas as pontuações de Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, a equipe fez 22. Com Mano Menezes, por sua vez, foram 23 em apenas 12 jogos, quantidade bem inferior ao número de compromissos de seus antecessores juntos – 21. O treinador gaúcho obteve seis vitórias, cinco empates e somente uma derrota, o que lhe rende 63,89% de rendimento.

Membro da comissão técnica fixa do Cruzeiro, o auxiliar Deivid ainda comandou a equipe em uma partida do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time de Belo Horizonte venceu a Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli. O duelo antecedeu a estreia de Mano Menezes pela agremiação.